Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1811
Título: ADEUS BANCADA: NOVAS PERSPECTIVAS DO TELEJORNALISMO NA ERA DIGITAL
Autor(es): RANZANI, GABRIELE LUIZI PAZETTO
Orientador(es): Santos, Vanessa Matos dos
Palavras-chave: Telejornalismo;Televisão;Tecnologia;Credibilidade;Bancada
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A televisão brasileira é um dos principais veículos de comunicação de massa no Brasil. Atualmente, é uma das responsáveis por levar entretenimento de forma gratuita para boa parcela da população brasileira. Através dos anos, o meio televisivo sofreu mudanças e os brasileiros acompanharam suas transformações tecnológicas, desde as transmissões em preto e branco até a primeira transmissão em rede nacional. A TV também deu grande fôlego ao jornalismo ao transmitir informação em diversos canais abertos. O telejornalismo, como diversos outros gêneros televisivos, acompanharam essas transformações. Neste sentido, nos últimos anos observamos uma mudança progressiva dos telejornais com relação à nova tecnologia de transmissão em HighDefinition (HD). Tais transformações são tão agudas que diversos telejornais tem optado por mudar padrões rigidamente estabelecidos. Exemplo disso são as constantes mudanças na forma de apresentação da notícia: o apresentador que antes ficava na bancada – ancorado pelo cenário, agora deve ficar em pé, caminhar, interagir com o cenário que, por sua vez, deixa de ser apenas cenário e se transforma em componente noticioso Deste modo, este trabalho teve como objetivo principal conhecer as estratégias usadas pelos telejornais visando gerar maior dinamicidade no processo de transmissão da informação. A credibilidade e a dinamicidade geradas através destas mudanças destes telejornais, especificamente o Bom dia SP (que teve mudanças em seu modo de apresentar as notícias), é uma das questões levantadas nesta pesquisa. Para a pesquisa, foram selecionadas duas notícias, apresentadas pela mesma jornalista no mesmo programa, porém, em épocas distintas, adotando diferentes formatos de apresentação da notícia. Buscando aliar teoria e prática, este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com alunos do curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Coração e estabelece as relações destes resultados com a teoria. Os dados são apresentados em gráficos e analisados posteriormente.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1811
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adeus bancada novas perspectivas do telejornalismo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso354,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.