Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1789
Título: JAMES NACHTWEY: A LEGITIMIDADE DAS FOTOGRAFIAS DE DOR
Autor(es): MORAES, DANIEL CASAL DE
CABAZ, MIRELLA BELIZÁRIO
Orientador(es): Guadagnucci, Joyce
Palavras-chave: Fotojornalismo;James Nachtwey;Guerra
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho estuda a fotografia na imprensa, principalmente as fotografias de guerra. Desenvolve uma reflexão sobre a legitimidade de se fazer registros de pessoas que passam por momentos de dor. Levanta questões sobre a exposição desses indivíduos, a forma como as imagens atingem a sociedade e a maneira como os fotojornalistas registram tais acontecimentos. O principal trabalho enfocado na pesquisa é do fotojornalista norte-americano James Nachtwey, um dos mais importantes fotógrafos de guerra da atualidade, que desde a década de 80 denuncia o sofrimento de milhares de pessoas ao redor do mundo. A pesquisa também aborda a história da fotografia e do fotojornalismo ocidental e apresenta um estudo sobre a linguagem e gêneros fotojornalísticos. O estudo desenvolve análises de imagens de Nachtwey e delimita em cada figura os elementos de linguagem utilizados, além do estilo do fotojornalista. Todo o conteúdo estudado e analisado posiciona o trabalho a favor das imagens de dor, desde que essas sejam produzidas com respeito e responsabilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1789
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
James Nachtwey a legitimidade das fotografias de dor.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.