Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/178
Título: METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DOS MEMES: A INFLUÊNCIA NOS ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): DOMINGUES, ISABELA SCARELLI
Orientador(es): Faria, Patricia Aparecida Gonçalves de
Palavras-chave: Metodologias ativas;Práticas pedagógicas;Rotinas de Pensamento;Memes;Língua Portuguesa
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A utilização de tecnologias tem gerado transformações no âmbito educacional, embora seu uso tenha aumentado em sala de aula com os slides e pesquisas na internet, as práticas pedagógicas continuam seguindo o modelo tradicional. Essa situação se intensifica nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente no ensino de gramática, em que os professores tradicionalistas sentem dificuldades em promover mudanças em sua didática e metodologias de ensino. Como alternativa à pedagogia tradicional, surgem as metodologias ativas, que possibilitam a formação de um aluno protagonista. Nesse sentido, este projeto teve como objetivo uma discussão acerca da Utilização dos memes no ensino de Língua Portuguesa, como forma de unir as metodologias ativas, principalmente as rotinas de pensamento visível, ao ensino de gramática, evidenciando a possibilidade dessa prática pedagógica poder influenciar positivamente na formação do estudante autônomo e sujeito ativo de seu processo de aprendizagem. Os resultados comprovaram a influência positiva dos memes nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da análise de questionários aplicados após uma aula com alunos da 3ª série do ensino médio.
Descrição: Monografia de pesquisa de Iniciação Científica apresentada à Pró- Reitoria de Graduação sob a orientação da Profª. Dra. Patricia Aparecida Gonçalves de Faria.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/178
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias Ativas por meio.pdfIniciação Cientifica1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.