Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1771
Título: O DISCURSO JORNALÍSTICO NA INTERNET
Autor(es): FARIA, LARISSA GOMES
Orientador(es): Moraes, Érika de
Palavras-chave: Jornalismo;Discurso jornalístico na web;Webwriting;Análise do Discurso;Jornalismo digital
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as características do conteúdo jornalístico veiculado na internet e seus métodos de redação, sob os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), a fim de avaliar qual o impacto que a redação e usabilidade de textos na web produzem no discurso jornalístico do meio digital. Compreendemos que o texto se manifesta através das condições próprias do suporte que o veicula. Além disso, existem estruturas e técnicas de redação para otimizar a leitura na tela plana do computador, que impõe uma restrição visual em função de suas dimensões, além do uso da hipertextualidade, multimidialidade e interatividade como condição básica para a construção da informação. Dentre os modelos textuais, existem propostas de mudança no modo de produção do texto jornalístico, mais adequado à leitura não-linear hipertextual, que traz consigo formações diferentes, como a técnica da Pirâmide Deitada, descrita por Canavilhas (2005). A metodologia consiste em selecionar amostras em sites de notícia para analisar os métodos de pesquisa jornalística e de apuração de informações; em seguida, propomos descrever as técnicas de escrita e usabilidade em textos para a internet. Foi com o surgimento dos dispositivos eletrônicos para uso individual que a audiência de massa declinou para o surgimento de redes interativas e um mercado de nichos. Na internet, o processo de comunicação depende da interação entre o emissor e o receptor na interpretação da mensagem e, dessa forma, a mídia se fragmenta para atender seu público alvo. Podemos afirmar que no novo sistema a mensagem é o meio, e a mensagem do meio passa a moldar os veículos de comunicação para diferentes mensagens
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1771
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso jornalistico na internet.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.