Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.authorGONÇALVES, TAINÁ ELENA-
dc.date.accessioned2023-10-11T17:08:50Z-
dc.date.available2023-10-11T17:08:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1758-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractO rádio é um meio de comunicação de fundamental importância principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil, que ainda tem grandes índices de analfabetismo e exclusão digital. Mesmo diante do avanço tecnológico e do crescimento da utilização da internet, o rádio não se tornou um meio ultrapassado, pois garantiu novos perfis, usando ferramentas de interatividade, entretenimento e novas formas de linguagens. Entre esses novos perfis, cabe ressaltar a classificação das rádios entre educativas, comerciais e comunitárias, que formatam seu conteúdo de acordo com seu público alvo, respeitando a legislação que regulamenta o seu funcionamento. Todas as emissoras radiofônicas trabalham para levar informação e entretenimento, mas cada uma propõe um serviço distinto. Uma rádio comunitária não tem fins comerciais e tem por objetivo principal atender pequenas comunidades para fazer com que elas se unam e se fortifiquem. As rádios comunitárias em especifico são freqüentemente utilizadas em aldeias, distritos, vilas e favelas. Já a rádio educativa destina-se a atender exclusivamente entidades dos setores da educação e cultura e, por isso, na maior parte das vezes, estão ligadas a universidades e também não tem fins comerciais. Sua programação é baseada em programas culturais que visam levar conhecimento aos seus ouvintes. Em contrapartida, a rádio comercial é privada. Sua programação é repleta de anúncios, músicas, programas humorísticos e informação de modo geral. Seu objetivo é promover as empresas patrocinadoras e levar informação e entretenimento aos ouvintes, oferecendo brindes e fazendo promoções para interagir com eles. O universo deste trabalho foi desenvolvido no escopo da cidade de Bauru, localizada no interior do estado de São Paulo e propõe fazer uma análise comparativa entre uma rádio educativa (Veritas FM) e uma rádio comercial (94 FM). Como metodologia foi utilizado um levantamento bibliográfico para a elaboração de uma experimentação, em que foram analisados dois programas jornalísticos de cada emissora, visando compreender os gêneros jornalísticos veiculados nos radiojornais de sua programação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectradiofônicopt_BR
dc.subjectGêneros jornalísticospt_BR
dc.subjectEmissoras educativaspt_BR
dc.subjectEmissoras comerciaispt_BR
dc.titleRÁDIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS PRATICADOS POR UMA EMISSORA COMERCIAL E UMA EDUCATIVApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Radio no interior de sao paulo uma analise.pdfTrabalho de Conclusão de Curso659,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.