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Título: RÁDIO: UM ALIADO DO CIDADÃO BRASILEIRO NA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E COMBATE DOS MALES À SAÚDE
Autor(es): SANTOS, VINICIUS DAL’LAQUA DOS
Orientador(es): Carvalho, Angela Maria Grossi de
Palavras-chave: Jornalismo em Saúde;Radiojornalismo;Mulher
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A história do rádio no Brasil inicia-se, oficialmente, no dia 7 de setembro de 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência. Na ocasião, o discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, na cidade do Rio de Janeiro (capital federal do país na época) foi transmitido em grande escala. Desde seu surgimento na década de 1920, o rádio sofreu inúmeras transformações em sua programação, linguagem e no quadro de profissionais. Foram necessários alguns anos para que este meio pudesse se consolidar como um veículo de comunicação de massa. O rádio é uma importante ferramenta de disseminação de informações. Sua abrangência é muito grande e com o avanço tecnológico, é possível acompanharmos uma programação de determinada emissora de qualquer lugar do planeta, através da internet. A apresentação desse trabalho vai mostrar a história do rádio no Brasil, suas transformações e destacar a importância desse meio como um instrumento de prevenção e combate de doenças. Tem, assim, como objetivo geral a produção de programetes sobre a saúde da mulher, com faixa etária entre 40 e 60 anos. Já os objetivos específicos são: oferecer ao universo feminino subsídios para que seja feita a prevenção de determinadas doenças, como, o câncer de mama, o diabetes e a hipertensão; contribuir para que a população tenha acesso à informação sobre saúde: apontar para a importância do rádio, como meio de comunicação, na orientação da cidadã brasileira quando o assunto for saúde. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica exploratória, sendo que todos os dados coletados estão fundamentados em livros, artigos e portais especializados da internet. Após essa etapa foram produzidos programetes, com duração de aproximadamente 5 minutos cada – proposta do trabalho - que são blocos informativos inseridos nos intervalos da programação de uma emissora, vão levar informações sobre determinadas doenças ao público feminino compreendido entre 40 e 60 anos. Dessa forma, o público-alvo especificado terá subsídios para manter um estilo de vida adequado
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação social – habilitação em Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1743
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