Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1736
Título: DESCOMPLICANDO O JORNALISMO ECONÔMICO ATRAVÉS DO RÁDIO
Autor(es): BOAVENTURA, ANGELO JOSÉ
Orientador(es): Carvalho, Angela Grossi de
Palavras-chave: Economia no rádio;Economês;Descomplicando a economia
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O jornalismo econômico é de fundamental importância para toda a população, principalmente agora que o nosso país caminha rumo a uma economia sólida e estável. No entanto, a maioria dos veículos de comunicação que fazem a cobertura desta editoria deixam a desejar em muitos aspectos. O mais relevante deles é a maneira de transmitir a notícia ao público. O excesso de números e de dados técnicos complica a compreensão da audiência e faz com que boa parcela da população se distancie das notícias relacionadas à economia. Esse tipo de cobertura por parte dos jornalistas é denominada de “economês”, ou seja, é a pura linguagem técnica dos profissionais especializados, publicada quase que na integra pelos jornalistas. É obvio que com isso as pessoas criaram certo revés às informações de economia, mal esse que foi provocado principalmente pelos grandes conglomerados de mídia que se acomodaram e aceitaram tal posicionamento, fugindo assim do seu compromisso maior de informar a população da melhor maneira possível. O que este trabalho propõe é exatamente dar um novo formato a cobertura econômica e para fazer isso nada melhor do que um veículo de cunho popular como o rádio. Aproveitamos a linguagem fácil e descomplicada deste glorioso meio de comunicação para dar um tom mais atrativo e popular às notícias de economia. Assim nosso objetivo geral é tornar as notícias de economia mais agradáveis e simples para o público . Já os objetivos específicos são: atrair a atenção do ouvinte retratando o que determinado fato pode ter de influência na sua vida; usar uma linguagem objetiva e próxima do público; e desmistificar alguns conceitos tecnicamente econômicos. Como metodologia utilizamos um levantamento bibliográfico para a elaboração de três boletins com uma duração de 5 minutos, sempre trazendo as informações mais relevantes sobre economia. Serão utilizados bgs de fundo no decorrer do informe, pois passam a sensação de dinamismo e também criam um símbolo para o programete. As trilhas utilizadas serão fortes com o objetivo de chamar a atenção do ouvinte, afinal os boletins serão inseridos no decorrer de uma programação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1736
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Descomplicando o jornalismo economico.pdfTrabalho de Conclusão de Curso963,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.