Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Vanessa Matos dos | - |
dc.contributor.author | SOUZA, CÍNTHIA CRISTINA DE | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T16:15:08Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T16:15:08Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1735 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, a televisão representa uma das principais e mais tradicionais formas de democratização da informação, o que ocorre principalmente através do telejornalismo. A credibilidade ostentada pelo veículo e pelo seu produto, a notícia, é consequência do uso de imagens dinâmicas que ilustram fragmentos da realidade. Entretanto, a edição empregada na narrativa telejornalística tem a função de selecionar o que o telespectador vê e, em muitos casos, determina a compreensão que as pessoas terão das notícias. Deste modo, este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a influência da edição e do enquadramento das imagens na construção da notícia de TV. No que se refere ao desenvolvimento, esta pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico embasado em livros e artigos científicos disponíveis na Internet, com os quais foi possível abordar a estrutura dos telejornais, demonstrar e definir o conceito de notícia de TV, e também apontar os principais critérios de noticiabilidade adotados pelos veículos. A análise realizada através dos textos retirados dos livros e artigos científicos possibilitou a reflexão sobre a estrutura atual do telejornalismo com relação aos primeiros produtos da TV brasileira e também sobre a produção das notícias televisivas, as quais são pautadas cada vez mais em critérios que selecionam os assuntos que são noticiáveis. A base reflexiva culminou com a produção de três diferentes reportagens televisivas, demonstrando, na prática, que a percepção que um telespectador tem de um assunto pode mudar em função do formato adotado. Por fim, este trabalho alia teoria à prática por meio de uma experimentação, cujos dados estão apresentados em gráficos e analisados criticamente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Enquadramento de imagem | pt_BR |
dc.subject | Critérios de noticiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Edição | pt_BR |
dc.title | NOVOS OLHARES: A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NA NARRATIVA JORNALÍSTICA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Novos olhares a importancia da imagem.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.