Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1724
Título: A CENSURA POLÍTICA NA IMPRENSA BAURUENSE DURANTE A DITADURA MILITAR (1968 A 1969): JORNAL ‘DIÁRIO DE BAURU’
Autor(es): FERNANDES, CAMILA
Orientador(es): Zanlochi, Terezinha Santarosa
Palavras-chave: Linha editorial;Imprensa;Ditadura Militar;AI -5;Censura
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A ditadura militar no Brasil, que se estendeu no período de 1964 a 1985, causou diversos problemas à Comunicação e ao Jornalismo, em especial. Assim, este trabalho buscou investigar os fatos e levantar opiniões importantes registradas em um dos principais jornais da cidade, o Diário de Bauru, durante os anos de 1968 a 1969, marcados pela censura política e editorial instalada no Brasil, após o Ato Institucional nº.5 em dezembro de 1968. A pesquisa verificou a tecelagem de relações sociais que se implantou por entre os setores mais informados da sociedade bauruense e reconhecer suas a influências sobre as ações da imprensa frente ao AI-5. As permanências do estilo editorial daquele período, em que camuflar a notícia era o traço mais presente no jornalismo censurado, foi um dos focos deste estudo. Entretanto, o maior ensejo está na percepção do grau de envolvimento da imprensa local com as forças militares e os meios de comunicação em nível nacional, durante a ditadura militar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1724
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A censura politica na imprensa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso25,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.