Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1720
Título: | PRODUÇÃO DE RÁDIO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO: UM CASO PRÁTICO |
Autor(es): | FERREIRA, ANA CAROLINA DOS SANTOS |
Orientador(es): | Bujokas, Alexandra |
Palavras-chave: | Mídia-educação;Media literacy;Estudos culturais;Produção radiofônica;Música |
Data do documento: | 2008 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | O projeto consiste na elaboração de uma proposta de trabalho educativa para desenvolver habilidades críticas de recepção de músicas que tocam em programas de rádio comerciais, proposta essa voltada para estudantes do Ensino Médio. A fundamentação teórica básica são os estudos culturais britânicos e sua adaptação para a chamada mídia-educação. A hipótese é a de que, ao produzir um programa que explore as músicas com mais profundidade, os estudantes podem desenvolver habilidades críticas de recepção. A metodologia consiste em ensinar noções de produção radiofônica, técnicas de edição usando o software Audacity e partir para a produção de um programa que misture trechos de músicas tocadas em rádios com depoimentos de pessoas que gostam e que não gostam dessas músicas. Os resultados mostraram que a prática da entrevista e a montagem dos programas sugerem que os alunos ficam mais atentos ao conteúdo das músicas que eles normalmente ouvem. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração – Bauru - São Paulo |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1720 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Producao de radio como tecnica pedagogica em.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.