Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1718
Título: GRANDE REPORTAGEM AÇÚCAR AMARGO: CULTIVO DE CANA- DE-AÇÚCAR E EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES
Autor(es): MENEGHETTI, LILIAM MARIA
Orientador(es): Marques, Luis Henrique
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Etanol;Bioletricidade;Reportagem;Jornalismo Econômico
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O setor sucroalcooleiro é notícia diária nos grandes jornais, devido à produção de açúcar, álcool e bioletrecidade. Expandem-se os quadros verdes da cultura em diversas cidades do interior de São Paulo. Os grandes grupos empresariais, como a Cosan, coordenam as destilarias e usinas da região. A pesquisa, aqui apresentada, “Açúcar Amargo: Cultivo de Cana-de-açúcar e exploração dos trabalhadores” buscou identificar a situação dos trabalhadores migrantes de outros Estados, os valores pagos pelo corte da cana, o lucro dos grupos que administram o setor, as fiscalizações do Ministério Público do Trabalho, a situação dos produtores rurais. Foram apresentados dados sobre o crescimento do setor indicam que os empresários ganham cada vez mais dinheiro com a exploração da cana, enquanto essa riqueza toda não chega aos trabalhadores. A produção de açúcar e álcool, derivada do cultivo da cana-de-açúcar, é a base da economia da cidade de Dois Córregos e de inúmeras cidades da região. Emprega cerca de quatro mil trabalhadores em cada safra, entre naturais do município e migrantes de Estados como Pernambuco e Bahia. O objetivo deste trabalho é produzir uma grande reportagem de forma a caracterizar a realidade econômica e social vivida no município.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1718
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grande reportagem acucar amargo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso357,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.