Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1676
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA ELABORAÇÃO DE TREINAMENTOS FÍSICOS USANDO ALGORITMO K-NN – VIZINHO MAIS PRÓXIMO (NEAREST NEIGHBOUR)
Autor(es): PEREIRA, AUGUSTO CESAR MACHADO
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Educação Física;Inteligência Artificial;Treinamentos;Algoritmo K- NN
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Atualmente, a tecnologia envolve muitas áreas e uma delas que vem ganhando destaque é a Educação Física. De 2009 até 2013 houve um aumento de 11% no número de pessoas que praticam exercícios nas horas livres e isso mostra que existe um movimento em busca de uma vida mais saudável. Pesquisas apontam que 52,5% da população brasileira está acima do peso, portanto, neste contexto observa-se um mercado de aplicativos que auxiliam profissionais e alunos da área de Educação Física no controle do emagrecimento. Segundo a Universidade do Estado do Arizona o uso de aplicativos para emagrecimento nos Estados Unidos, juntamente com um acompanhamento profissional, auxiliam os usuários a atingir suas metas com perdas significativas de peso. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um sistema especialista para auxiliar na elaboração de treinamentos físicos, utilizando as técnicas de IA, especificamente o algoritmo K-NN. Neste sentido, áreas como a Inteligência Artificial (IA) podem ajudar no processo de modelagem e personalização de softwares inteligentes ligados à Educação Física (EF). A Inteligência Artificial faz com que a máquina tenha a capacidade de criar estratégias, aprender, reconhecer padrões ou encontrar as melhores soluções possíveis, simulando a forma de raciocínio de um ser humano, porém este raciocínio é implementado em um computador. O desenvolvimento de um software para elaboração de treinamentos físicos representa uma interação entre essas áreas (IA e EF). Um software de tal natureza pode ser um instrumento de apoio para personal trainers e professores, que economizariam tempo com montagem de treinamentos, podendo beneficiar também alunos, como no caso de escolher o tipo de movimento mais adequado para não causar lesões. O sistema foi aplicado em algumas academias para testes e levantamento de opiniões de especialistas, e concluiu-se atende aos requisitos, oferecendo um processamento eficaz e rápido na elaboração dos treinamentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1676
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um sistema especialista para elaboracao de treinamentos fisicos usando algoritmo K - NN - vizinho mais proximo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.