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Título: PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA INTELIGENTE DE AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO PARA PÔQUER
Autor(es): FRIGÉRIO, ALAN OLIVEIRA
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Lógica Fuzzy;Pôquer;Inteligência Artificial
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Pôquer, um jogo de cartas comunitárias com apostas e recompensas, é destaque hoje em vários países e vem ganhando espaço e muitos adeptos a cada ano que passa. Trata-se de um jogo que move milhões e milhões de dólares todo ano com torneios, cassinos e apostas informais. Basicamente o jogo funciona com cartas que podem ser combinadas, formando as chamadas “mãos”, que orientam as decisões dos jogadores. Neste cenário é possível vislumbrar o uso de técnicas de informática que auxiliem o processo de tomadas de decisão. Por exemplo, existem várias soluções passíveis de automatização que ajudam a calcular a probabilidade de jogadas no pôquer e muito mais, para que jogadores tenham melhor controle de jogadas. Uma das áreas de Computação que podem contribuir com o processo de tomada de decisão neste jogo é a Inteligência Artificial (IA) que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. A complexidade envolvida no pôquer devido ao grande número de combinações de jogadas e cartas, aliada à falta de experiência, faz com que jogadores iniciantes tenham grande dificuldade nas tomadas de decisões e, principalmente, no aprendizado do jogo. Diante deste contexto o objetivo desta pesquisa é modelar um agente inteligente de tomada de decisões essenciais para o jogo de Pôquer, usando técnicas de Inteligência Artificial, especificamente a Lógica Fuzzy. A Lógica Fuzzy é uma extensão da lógica booleana que admite valores lógicos intermediários, permitindo o tratamento computacional de incertezas, algo bastante presente em cenários envolvendo jogos. Deste modo, esta pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma plataforma que auxilie a tomada de decisão referente às jogadas de Pôquer. O trabalho foi analisar a lógica fuzzy no pôquer. Foi escolhido variáveis de entrada como, tamanho do pote, tamanho das fichas do jogador, tamanho da aposta do oponente e força da mão. Com isso, foi criado um sistema fuzzy para comparar duas técnicas de defuzzificação, centroide e mais significado dos máximos, em que a mais significativa consegue ter um resultado satisfatório para decidir entre correr, continuar e aumentar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1668
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