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dc.contributor.advisorSilva, Patrick Pedreira-
dc.contributor.authorSILVA, JÉSSICA RODRIGUES DA-
dc.date.accessioned2023-09-27T16:33:58Z-
dc.date.available2023-09-27T16:33:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1649-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractDiante do cenário atual de grande competitividade entre as empresas, a posse de informações estratégicas tornou-se uma vantagem valiosa para emplacar produtos e marcas. Nos dias atuais, a internet é o meio em que os consumidores mais expressam suas opiniões sobre a experiência com as organizações, expondo sentimentos positivos e negativos, contidos em cada postagem em sites, redes sociais, fóruns, bate papos, blogs e outros. Esse novo comportamento, criou um novo nicho a ser explorado pelas empresas e por profissionais da computação, a fim de extrair informações que permitam saber como a marca está posicionada no mercado, o que ela pode melhorar baseada na opinião de seu consumidor, qual decisão tomar diante do panorama em que está inserida. Para isso, visto a precariedade das ferramentas atualmente disponíveis, faz-se necessário o desenvolvimento de softwares a fim de classificar a polaridade das opiniões sobre marcas, prover informações estratégicas e táticas para reduzir a incerteza associada a uma decisão e expor diretamente a atitude e pensamento dos consumidores. O presente trabalho teve como objetivo a criação de um software que se conecta a rede social Facebook através da conta de uma organização, e classifica as opiniões publicadas em sua fanpage entre positivas, negativas ou neutras. Com a classificação concluída, são apresentados gráficos que mostram informações sobre a atual reputação da marca na rede social mais utilizada do mundo. O software obteve 70% de acertos ao processar um corpus de cem opiniões reais, resultado que revela um bom desempenho e indica que pode ser um aliado das organizações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectMineração de opiniãopt_BR
dc.subjectExtração de informação estratégica.pt_BR
dc.subjectAnálise de sentimentospt_BR
dc.titleMINERAÇÃO DE OPINIÕES APLICADA A MÍDIAS SOCIAIS PARA AS ORGANIZAÇÕESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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