Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1648
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO TERMOGRÁFICO PARA VISUALIZAÇÃO DE TEMPERATURAS UTILIZANDO ARDUINO
Autor(es): MATTOS, EDMAR SALDANHA DE
Orientador(es): Castro, André Luiz Ferraz
Palavras-chave: Termografia;Arduino;Delphi;Varredura;Pontos;Infravermelho
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Desde a revolução industrial, quando ocorreu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, o mundo tem se transformado em uma corrida pelo consumismo com as indústrias produzindo produtos em larga escala reduzindo seus custos e modificando a forma de trabalho de muitas pessoas. Esse consumismo foi crescendo e até os dias atuais funciona de maneira altamente competitiva, onde cada vez mais quem produz mais consegue melhores negócios e maiores lucros. Seguindo esse crescimento, também houve a necessidade de aumentar também o controle dos processos, de logística e não menos importante, a manutenção dos equipamentos de produção, pois com as máquinas paradas mesmo que por uma fração de tempo significa um grande prejuízo financeiro. Um dos equipamentos de manutenção mais modernos e menos invasivos utilizados na indústria nos últimos anos são os termógrafos. Eles mostram com clareza alguns defeitos e vazamentos em máquinas onde não é possível ver com outros equipamentos não invasivos. Este trabalho desenvolveu um dispositivo e software de visão termográfica por varredura de pontos de baixo custo utilizando poucos componentes eletrônicos que qualquer pessoa com algum conhecimento em eletrônica poderia reproduzi-lo com facilidade. O dispositivo funcionou de maneira adequada, o software também funcionou adequadamente, porém o sensor escolhido no trabalho não teve um desempenho aceitável para a aplicação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1648
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um dispositivo termografico para visualizacao de temperaturas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.