Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1630
Título: DETECÇÃO DA MORFOLOGIA DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS UTILIZANDO TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS
Autor(es): FARID, CAMILLA PENTEADO
Orientador(es): Silva, Elvio Gilberto da
Palavras-chave: Imagej;Técnicas de processamento de imagens;vário;policístico;NetBeans;Medicina
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Assim como diversas áreas do cotidiano estão utilizando a tecnologia de diversas formas, a medicina está cada vez mais adepta dessa informatização como auxilio da sua evolução e meio de facilitar atendendo diversas necessidades, sendo tanto ao médico em si quanto ao paciente. Essa inovação ajudará desde o armazenamento de dados do paciente, facilitar o diagnóstico e identificação de enfermidades até mesmo no auxílio do foco do tratamento e posteriormente a cura é enfatizada a necessidade desse casamento entre a medicina e a tecnologia. Dentre as diversas áreas da medicina é visto que as imagens de ultrassom são necessárias para o diagnóstico e análise de diversas doenças e, junto com essas imagens que já são provenientes de uma devida tecnologia, existem outras técnicas computacionais que podem ser utilizadas para facilitar a conclusão sobre a imagem em si. É nesse contexto que se configurou a proposta deste trabalho, a qual consistiu na implementação de técnicas de processamento de imagens para análise de ovários. Diante de várias doenças que podem ser detectadas com imagens de ultrassom, a escolha foi feita para os ovários policísticos, sendo utilizadas por médicos ginecologistas. Para que a aplicação pudesse encontrar de forma eficiente os resultados, foram realizados vários testes para enfim chegar a uma conclusão de quais seriam as técnicas de processamento utilizadas e, por fim, implementando-as no software utilizando o NetBeans e o ImageJ como plugin e ferramenta principal desse desenvolvimento. Este projeto contribuiu como uma proposta multidisciplinar, na qual foi constatado que essa ferramenta pode atender diversas áreas da medicina e sua utilização pode auxiliar de diversas formas e após a coleta dos resultados, foi verificado a eficiência da mesma comparado ao diagnóstico feito por um médico.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1630
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deteccao da morfologia de ovarios policisticos utilizando tecnicas de.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.