Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1596
Título: GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE HORÁRIOS ESCOLARES UTILIZANDO ALGORITMOS DE SATISFAÇÃO DE RESTRIÇÕES
Autor(es): MACHADO, CLAUDENIR DE FREITAS
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Inteligência Artificial;IA;Problema de Satisfação de Restrições;PSR;Problema geração de horários
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Atualmente diversas instituições de ensino enfrentam uma grande dificuldade para geração de horários escolares, onde em nível de complexidade envolve diversas variáveis dentre de um contexto realizado de forma manual. Desta forma, um problema com tais características exige, para a sua resolução, métodos para decomposição e busca de soluções. Analisando tal situação, a automatização do processo de geração de horário escolar pode trazer benefícios, justificando, deste modo, investigações nesta área. Partindo deste princípio e utilizando o conceito de Problemas de Satisfação de Restrições (PSR), esta pesquisa visou o desenvolvimento de uma ferramenta que tratou todas as informações pertinentes ao problema citado, a fim de gerar automaticamente os horários, respeitando a cada restrição imposta ao longo do processo. A ferramenta foi desenvolvida considerando um ambiente específico de uma Universidade e curso particular, demonstrando que o Algoritmo de Satisfação de Restrições (PSR) é eficaz no ato da geração de horários escolares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1596
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geracao automatica de horarios escolares utilizando algoritmos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.