Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1594
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO INTERATIVO DIGITAL COM TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA
Autor(es): SILVA, HELEN CRISTINA DA
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Realidade Aumentada;Literatura Infantil;Livro Interativo;Educação
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo teve o objetivo de desenvolver elementos de interação por meio da tecnologia de realidade aumentada para criação adaptada de um livro digital de domínio público da literatura infantil. Foi selecionada para adaptação uma obra literária infantil por meio de um protocolo de escolha contendo as sinopses e capas de cinco livros infantis de faixa etária livre, disponível em domínio público. O resultado apresentado quanto à votação e a justificativa de escolha apontaram para o livro “No Reino das Letras Felizes”, e em seguida por intermédio de uma análise foram definidos os momentos de interação segundo estudos de Maranhe (2004) que aponta a importância da estruturação das cinco categorias principais dentro de uma história infantil, que são elas: cenário, tema, enredo, resolução e sequência, baseado nessa classificação foi realizado a modelagem dos elementos em ambiente virtual. Para tal modelagem dos elementos virtuais em realidade virtual, foi utilizado à linguagem VRML usando os comandos da linguagem com proporções individuais, na maioria das vezes para se construir um objeto é necessário fazer a junção de vários outros para resultar no objetivo desejado. Para a interação do objeto virtual ao usuário foi utilizado o software SACRA (Sistema de Autoria Colaborativa com Realidade Aumentada), a interação com livro é realizada por meio de marcadores que se comunicam com o software e resulta assim no objeto de realidade aumentada na tela para o usuário. O livro interativo adaptado foi criado no programa Adobe Flash Professional, os momentos de interação com o software SACRA foram “chamados” diretamente do livro interativo sem ocasionar a necessidade de se executar a parte o programa de realidade aumentada, basta o usuário clicar no local indicado para interação e se preparar com apenas dois marcadores de papel em frente a webcam que a realidade aumentada estará disponível na tela de seu monitor. O desenvolvimento do livro interativo digital foi possibilitado pela adaptação de uma obra da literatura infantil de domínio público, com aplicação de tecnologia de realidade aumentada, de acordo com as etapas da história infantil, criando assim, um livro interativo com inserções de realidade aumentada. A integração do livro digital com a interatividade do software SACRA foi importante para a aquisição de um ambiente mais motivador para o usuário, com a contribuição de fatores como a exploração de imagens, sons e textos durante a interação que ajudou a fornecer mais informações sobre o livro.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1594
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um livro interativo digital com tecnologia de.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.