Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1578
Título: DETECÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE ELEMENTOS GESTUAIS DE LIBRAS COM O USO DO MICROSOFT KINECT
Autor(es): SOUZA, MURILO DE OLIVEIRA E
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Detecção de sinais;Microsoft Kinec;LIBRAS;TI
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Hoje em dia a tecnologia contribui em diversas áreas graças ao avanço tecnológico. A todo o momento surgem novos softwares, ferramentas e aplicativos criados com a finalidade de ajudar o ser humano. Diante deste quadro, fica claro a importância de desenvolver softwares que auxiliem uma pessoa com deficiência auditiva na comunicação e no acesso aos computadores, contribuindo para a sua inclusão na sociedade. Considerando que a principal forma de comunicação dos deficientes auditivos se dá por meio de sinais, a hipótese é que um software projetado de forma a privilegiar esta maneira de interação, pode melhorar o processo de interação entre estes indivíduos e os computadores. Diante da complexidade de implementação de um sistema completo de reconhecimento de gestos, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma aplicação que seja responsável pelo módulo de segmentação de um sistema de reconhecimento de gestos para auxílio aos portadores de deficiência auditiva que seja capaz de reconhecer gestos referentes a um conjunto restrito da LIBRAS, especificamente os números de 0 a 4, utilizando a tecnologia Microsoft Kinect. Com o objetivo de avaliar o sistema, foram testados cinco sinais (gestos) em dois ambientes de teste (luz artificial e luz natural), avaliando-se o desempenho do sistema em seis casos de testes para cada sinal. Os resultados mostraram que o sistema é capaz de reconhecer os gestos realizados, entretanto, existe uma influência direta da iluminação do ambiente, no processo de reconhecimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1578
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deteccao e segmentacao de elementos gestuais de libras com o uso.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.