Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1563
Título: GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI UTILIZANDO FERRAMENTAS LIVRES COM BASE NA ITIL V3
Autor(es): PERES, NICOLAS AFONSO
Orientador(es): Martins, Henrique Pachioni
Palavras-chave: ITIL;Service Desk;Gerenciamento de Serviços de TI;ITSM
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: É possível notar neste trabalho, que o gerenciamento de serviços de TI é de suma importância para as empresas que desejam alinhar suas tecnologias juntamente ao seu negócio , e visualizar os resultados de forma clara e precisa. Visualizamos que para tal, é necessário a adoção de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, sendo que a ITIL, Framework de boas praticas em infra-estrutura de TI, é uma excelente solução para o negócio. É possível se notar neste trabalho a importância de uma central de serviços, ou ServiceDesk, funcionando de maneira que a empresa possa visualizar seus resultados e tenha uma base estratégica para soluções em TI. É importante também lembrar sobre a gama de softwares de licença livre rodando em ambientes Linux disponíveis para implementação de um projeto de gerenciamento de serviços de TI. Neste trabalho, pode-se ver a importância do Gerenciamento de Serviços de TI em uma organização, baseando-se nas boas práticas de infraestrutura de TI da ITIL V3 e implementado apenas com softwares livres. Criou-se uma estrutura de Service Desk, bem como suas áreas de atendimento, bases de conhecimento e procedimentos de gerenciamento de incidentes e problemas, onde o software utilizado foi o OcoMon. Com a ferramenta Nagios e a ferramenta NTOP, pode-se monitorar todos os equipamentos utilizados no trabalho. Para auditar os equipamentos bem como seus softwares e seu hardware, foi utilizado o sistema Open-AudIT.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1563
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gerenciamento de servicos de TI utilizando ferramentas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso8,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.