Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1533
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS ODONTOLÓGICAS
Autor(es): SOUZA, RAFAEL GOMES DE
Orientador(es): Costa, Ronaldo Martins da
Palavras-chave: Radiografia;Digitalizadores;Especialista;Softwarr;Avaliação
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho possui como objetivo transformar o conhecimento do especialista em radiologia em uma metodologia capaz de quantificar e qualificar uma radiografia digitalizada para se fazer uma avaliação da mesma, as imagens foram digitalizadas através de cinco scanners de mesa comerciais, todas as quinze radiografias e mais o phantom foram adquiridos em resolução de 150 dpi, totalizando 80 imagens, foram analisadas pelos especialistas através de mídia de CD juntamente com um questionário, para avaliação da radiografia de forma simples, rápida e fácil. Após a avaliação do especialista as imagens foram submetidas ao software desenvolvido, o qual avalia a imagem extraindo medidas como: o desvio padrão, média, coeficiente de variação, segundo momento angular, contraste, momento da diferença inverso, correlação e entropia. A avaliação dos especialistas foi confrontada com os resultados para a criação do método. Para futuros entusiastas está a missão de avaliar as radiografias com melhores equipamentos de aquisição de imagens como o scanner laser ou aprimoramento da técnica de avaliação ou ainda a programação podendo contribuir muito para o aperfeiçoamento do método.
Descrição: Monografia (Bacharel em Ciências da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1533
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de uma metodologia de.pdfTrabalho de Conclusão de Curso979,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.