Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1530
Título: AMBIENTE WIKI: ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES NA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): RODRIGUES, ANDERSON DE OLIVEIRA
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Produção de Texto;Wiki;Ensino Colaborativo;Wikispaces
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar as contribuições na aplicação de uma atividade colaborativa em uma ferramenta de Wiki na produção textual de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para a realização desse estudo foi selecionado um professor do ensino fundamental para a construção junto ao pesquisador de uma ferramenta de wiki. Aplicou-se uma avaliação de produção textual antes da utilização da ferramenta e comparou-se os dados com a produção textual de 13 alunos do 5 ano do ensino fundamental de uma sala de reforço paralelo na produção colaborativa na ferramenta. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0 que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que existe grande dificuldade por parte dos professores de ensino regular em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas disponíveis, vislumbrou-se a necessidade de promover uma oportunidade de engajamento do profissional que atua diretamente com alunos do ensino fundamental. A aplicação da produção textual utilizando o mesmo tema, mas com mediação da ferramenta de wiki e com a produção colaborativa foi realizada e os dados foram tabulados. A analise foi realizada e observou-se que com a utilização do ambiente de forma colaborativa, foi possível identificar os benefícios no uso da tecnologia de wiki para a produção textual. Os resultados mostraram que o professor conseguiu administrar a ferramenta e que os alunos participaram das atividades. O que se pode concluir, é que o ambiente wiki aproximou mais o professor da tecnologia. Concluiu-se também que nele podem ser utilizadas diferentes formas de se desenvolver um trabalho coletivo, de forma que os participantes possam interagir e produzir algo colaborando entre si. A pesquisa foi concluída de maneira satisfatória, pois o estudo contribuiu com a produção textual dos alunos, onde ficou claro que os alunos conseguiram produzir textos mais eficazes principalmente nos itens analisados como: estruturação do texto, autonomia e desenvolvimento do tema.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1530
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambiente wiki estudo das contribuicoes na.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.