Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Dariel de-
dc.contributor.authorCAMARGO, RICARDO FRANCISCO DE-
dc.date.accessioned2023-08-08T16:33:33Z-
dc.date.available2023-08-08T16:33:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1528-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo analisar a utilização dos recursos interativos da plataforma Teleduc no curso de Práticas inclusivas na Deficiência Intelectual, conhecer esse ambiente de ensino-aprendizagem e estudar a interatividade dos recursos da plataforma. Sabendo que o grande crescimento da Internet nos últimos anos a tornou um importante veículo de comunicação, a Educação a Distância (EaD), caracterizada pela separação geográfica entre o aluno e o professor, vem atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas das mais diversas culturas em muitos lugares ao redor do mundo. Essa modalidade via Internet, utilizando ambientes interativos que possibilitam realizar práticas colaborativas promovendo a emergência de escritas hipertextuais, marcando de forma significativa é cada vez mais frequente. Esses ambientes de EaD permitem a criação, edição e acompanhamento de cursos por meio de diversas ferramentas como fóruns de discussão, correio eletrônico, bate-papo, material de apoio, etc. Com esse contexto, verificou-se a necessidade deste projeto fazer uma analise dos recursos interativos do TelEduc dentro do contexto de ensino, analisando os perfis dos usuários, as ferramentas interativas disponíveis com sua relevância dentro do curso bem como suas possibilidades de uso e a facilidade de utilização. Para isso foram selecionadas aleatoriamente 10 turmas com aproximadamente 250 alunos do curso e enviado questionários com perguntas abertas e fechadas para os formadores, tutores e alunos dessas turmas. Também foram verificadas as ferramentas em cada turma analisando como, quando e para quê são utilizadas, através de acessos possibilitados através de um cadastro com um perfil de formador feito para este pesquisador. O que se pode concluir é a necessidade cada vez maior de recursos capazes de unir pessoas e que a interação dentro do ambiente virtual de aprendizagem é um ganho que faz parte das novas práticas educacionaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectTelEducpt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.titleAmbiente virtual de aprendizagem: uma análise da utilização dos recursos interativospt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambiente virtual de aprendizagem uma analise da utilizacao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso320,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.