Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1527
Título: OBJETO DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO COM PROFESSOR E ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): BUENO, CLERISON JOSÉ DE SOUZA
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Objeto de aprendizagem;Ensino-Aprendizagem;Professor
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Sabendo que estamos vivendo com a tecnologia cada vez mais presente no dia-a- dia, a escola e os professores tem como desafio integrá-la no seu contexto escolar, portanto vislumbrou-se a necessidade de analisar se o objeto de aprendizagem pode ser eficaz como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de ensino fundamental. Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, criado em parceria com um professor de educação básica do 5° ano do ensino fundamental. A professora foi indicada pela diretora da escola em que foi realizada a pesquisa, com essa parceria construiu-se um objeto de aprendizagem, com o título Regiões do Brasil, na qual foi utilizado como base para a construção um roteiro que foi preenchido pelo professor com as descrições das atividades e os conteúdos necessários. Para verificar a eficácia do objeto de aprendizagem criado, o mesmo foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental, sendo que antes da aplicação os alunos tiveram uma aula que abordava todo o assunto relacionado na ferramenta criada. Após a aula foi realizado a primeira coleta de dados realizada por uma avaliação inicial com 15 perguntas de múltipla escolha que teve como intuito analisar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula e separar os alunos em dois grupos de acordo com números de acerto na avaliação. Na aula do dia seguinte os dados foram tabulados e os alunos foram divididos em 2 grupos, o grupo controle e o grupo experimental. Sendo que o grupo experimental foi até o laboratório de informática realizar uma interação com o objeto de aprendizagem criado, enquanto o outro grupo manteve-se na sala de aula realizando atividades escritas. Os dois grupos ao término da interação e da atividade, realizaram a segunda coleta de dados por meio da avaliação final, composta pelas mesmas perguntas da avaliação inicial, porém com as ordens das questões e alguns enunciados modificados. Os resultados mostraram que os alunos que tiveram o contato com o objeto de aprendizagem proporcionou melhoria em relação aos que ficaram na sala de aula. Pode-se concluir que é relevante que o professor compreenda a importância dos objetos de aprendizagem não como uma ferramenta que pode ser utilizada uma vez ou outra, mas que faça parte da sua atividade docente, pois poderá contribuir muito no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1527
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Objeto de aprendizagem desenvolvimento e aplicacao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso8,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.