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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1510
Título: | UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E ENSINO DE PROGRAMAÇÃO |
Autor(es): | MARAN, TAIS DA SILVA |
Orientador(es): | Silva, Patrick Pedreira |
Palavras-chave: | Jogos educacionais;Estado de fluxo;Light-Bot |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | Diante do desafio do educador em conseguir motivar os alunos e, dessa forma, criar ambientes que melhorem o processo de ensino e aprendizagem, o recurso de jogos didáticos é uma das possíveis estratégias. Nesse contexto é que se apresenta neste trabalho uma pesquisa que envolveu o ensino de técnicas básicas de programação de computadores para alunos de um curso técnico. Para isso foi proposta a utilização de um ambiente dinâmico e motivador de aprendizagem, tendo como recurso um jogo de computador que simula a programação de um robô. De forma a conseguir atingir estes objetivos foi realizada uma pesquisa utilizando o jogo Light-Bot para verificar a intensidade da presença do estado de fluxo em um grupo de alunos. O estado de fluxo corresponde a um estado de motivação para muitos indivíduos que faz com que eles atinjam estágios mais elevados de apreciação e de realização de uma atividade. De acordo com os resultados obtidos, houve uma motivação dos alunos na questão da aprendizagem. A pesquisa teve caráter exploratório quantitativo e o instrumento de pesquisa utilizado para verificação desta motivação foi um questionário com 19 questões, envolvendo cinco dimensões (controle, concentração, curiosidade, interesse intrínseco e distorção da noção de tempo) que permitem verificar a experiência do estado de fluxo sob o ponto de vista do próprio aluno. Foi utilizada uma amostra de quarenta e um indivíduos e, no final, verificou-se que a interação com o jogo que proporcionou a experiência de fluxo e que estes obtiveram benefícios em termos de aprendizagem |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1510 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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