Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1504
Título: Uso educacional de ambiente wiki: um estudo exploratório com professor e alunos de ensino fundamental
Autor(es): SANTOS, RICHARD DOS
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Wiki;Aprendizagem Colaborativa;Wikispaces
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo teve por objetivo criar um ambiente wiki com professor do ensino fundamental e analisar sua aplicação em atividades voltadas à aprendizagem colaborativa dos alunos do 4º, 5º, 7º, 8º e 9º ano de ensino fundamental. Sabendo que o wiki é um recurso da web 2.0 que facilita o desenvolvimento de diversas atividades que se voltam às práticas de colaboração entre os indivíduos e que existe grande dificuldade por parte dos professores de ensino regular em explorar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas disponíveis, vislumbrou-se a necessidade de promover uma oportunidade de engajamento do profissional que atua diretamente com alunos do ensino fundamental. Para isso foram analisados 25 professores que responderam um questionário formulado com perguntas abertas e fechadas. Dentre os 25, somente um professor que se destacou nas respostas com permanência maior no laboratório de informática e com o uso mais intenso da tecnologia foi selecionado para participar do segundo momento da pesquisa, que consistiu em 06 horas de capacitação deste participante na ferramenta Wikispaces, onde aprendeu a criar um wiki e foi incentivado a utilizá-lo posteriormente com seus alunos de ensino fundamental da escola que atua, durante 8 semanas. Os resultados mostraram que o professor conseguiu administrar a ferramenta e que os alunos participaram das atividades. O que se pode concluir é que o ambiente wiki aproximou mais o professor da tecnologia, que antes era utilizada somente para pesquisas na internet, conclui-se também que nele podem ser utilizadas diferentes estratégias de se promover um trabalho coletivo, de forma que os indivíduos possam interagir e produzir algo colaborando entre si. Devido as possibilidades de se explorar recursos como documentos, apresentações, fóruns de discussão, filmes e outras mídias dentro de um único ambiente, foi possível contar com a participação dos alunos, que demonstraram entusiasmo a cada proposta de atividade colaborativa.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1504
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso educacional de ambiente.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.