Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1497
Título: UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE E PROCESSAMENTO DOS PONTOS CEFALOMÉTRICOS EM RADIOGRAFIAS ORTODÔNTICAS.
Autor(es): BRITO, LEANDRO NOGUEIRA DE CARVALHO
Orientador(es): Costa, Ronaldo Martins da
Palavras-chave: Cefalometria;Traçado cefalométrico;Análise cefalométrica;McNamara. C;Opencv;Visão computacional
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo teve como objetivo a implementação de um software que trace e calcule os pontos cefalométricos através de uma telerradiografia captada por uma câmera fotográfica e disponibilizada digitalmente, tendo como foco a precisão, automatização e o ganho de tempo quando se comparado aos processos manuais realizados por ortodontistas e radiologistas odontológicos, para o diagnóstico de possíveis problemas existentes na estrutura craniana humana. Com a visão computacional pode-se extrair diversos dados das radiografias analisadas para que fosse aplicado o melhor método de reconhecimento de padrões, a fim de tornar automática a detecção dos principais pontos da análise cefalométrica de Mcnamara para que seja possível, de alguma forma, auxiliar os profissionais da área que não possuem recursos computacionais para executar a análise cefalométrica computadorizada ou mesmo para os estudantes em formação. Com a linguagem C e a biblioteca OpenCV foi realizado desenvolvimento do algoritmo de detecção, através de técnicas de processamento de imagens como: filtros, segmentação, binarização, detecção de bordas etc, executadas com alta velocidade de processamento.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1497
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao de tecnicas de visao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.