Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1494
Título: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Autor(es): JUNIOR, JOSÉ AUGUSTO NEVES
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: comprometimento na fala;comunicação alternativa;desenvolvimento de Software
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Algumas pessoas que possuem dificuldades em expressar a fala, mas possuem a compreensão da linguagem oral, dentre eles, as pessoas com paralisia cerebral, deficiência intelectual, síndromes que comprometeram o desenvolvimento da fala, atrasos no desenvolvimento da linguagem sem etiologia especifica, afásicos e autistas, fazem uso de sistemas de comunicação diferenciados. Dentre esses sistemas destaca-se a CSA (Comunicação Suplementar e Alternativa), para dar suporte para suplementar ou substituir os meios da fala ou escrita; é uma área da prática clinica e educacional que tenta facilitar e pode ser necessária para pessoas que possuem prejuízos na comunicação gestual, oral ou escrita. Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um software específico para a criação de pranchas de comunicação alternativa para fornecer melhores condições de acesso e desenvolvimento no processo comunicativo de alunos não falantes. Para a realização desse estudo foram participantes da pesquisa 6 (seis) professores que fazem uso de Comunicação Alternativa no processo de criação e confecção de pranchas de comunicação. Esses professores e profissionais contribuíram respondendo um questionário com perguntas pertinentes ao processo de criação e aplicação da comunicação alternativa com os alunos usuários desse sistema. As respostas coletadas nos questionários serviram de base para a criação do software de desenvolvimento de pranchas objeto desse estudo. Foram identificadas algumas necessidades como o próprio processo de criação de pranchas e inclusão de imagens e configuração das pranchas. Os dados obtidos após aplicação do questionário foram analisados e então desenvolvido o software que permite o cadastro de usuários, cadastro de categorias, cadastro de imagens, construção, configuração e impressão das pranchas de comunicação, também permitindo consultas para possível reaproveitamento das pranchas construídas anteriormente, com objetivo de facilitar a implementação do sistema de comunicação alternativa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1494
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de software para.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.