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Título: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: TESTES PARA APONTAR INDÍCIOS DA DISLEXIA
Autor(es): PAIVA, RENÊ
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Dislexia;software de dislexia;testes de dislexia
Data do documento: 2008
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita em uma população de crianças e adultos. Este distúrbio pode estar relacionado a diversas causas, sendo elas: fatores psicológicos, neurológicos, sociológicos e fisiológicos. Quando diagnosticada o processo de intervenção pode favorecer o desenvolvimento da leitura e escrita nesses indivíduos. Quanto mais cedo é realizado o diagnóstico menos traumas são sofridos, e mais fácil pode ser o seu desenvolvimento com aplicação de programas interventivos. Desta forma este estudo teve como objetivo desenvolver um software capaz de apontar por meio de testes os indícios da dislexia em crianças em séries iniciais do ensino fundamental. Foram desenvolvidas dez atividades distintas, sendo elas: Teste de Percepção Visual (TPV), Teste de Orientação Espacial (TOE), Teste de Associação Visual (TAV), Teste de Percepção Auditiva (TPA), Teste de Associação Auditiva (TAA), Teste de Integração (TI), Teste de Clausura Gramatical (TCG), Teste de Rima (TR), Teste Visual Associativo (TVA) e Teste de Associação das Letras (TAL). Cada atividade apresentava um modelo e depois cinco testes diferentes. Este software foi aplicado com 8 alunos que apresentavam dificuldades na leitura e escrita e 8 alunos que não apresentavam, segundo seus professores, do ensino regular. Foram totalizados então 16 alunos de uma escola estadual do ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Os resultados mostraram que em diferente grau todos os alunos foram capazes de realizar todos os testes propostos, sendo que dos alunos indicados pelos professores como alunos com dificuldades na leitura e escrita somente um teve resultado acima de 80% em todos os testes. O que pode- se concluir é que o software pode colaborar para indícios de dislexia e também indicar outros distúrbios que afetam a criança em fase de aprendizagem. Outro ponto importante é a utilização do software também para identificar dificuldades em crianças em fase de alfabetização e desmistificar alguns pré-julgamentos de desempenho escolar em alunos sem nenhuma dificuldade de aprendizagem.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1381
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