Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, André Luiz Ferraz-
dc.contributor.authorSCARPARO, FLÁVIO ROGÉRIO-
dc.date.accessioned2023-03-14T15:58:54Z-
dc.date.available2023-03-14T15:58:54Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1379-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Ciência da Computação.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o ensino dos alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Botucatu. Dois questionários distintos foram respondidos por alunos e professores. Aos alunos foram entregues aleatoriamente dois exemplares por série (da quinta série ao terceiro colegial) e aos professores, cinco exemplares por escola, independente da disciplina. Por meio dos 531 alunos e 64 professores entre escolas públicas e privadas, obtiveram-se resultados reais sobre o conhecimento dos alunos na informática e o quão aptos ao ensino estão os professores. Com o advento da informática, a possibilidade do professor aprofundar um conteúdo e torná-lo mais dinâmico é algo praticável quando o mesmo pode usufruir dessa tecnologia. Porém, nada disso terá valor se os alunos não possuírem conhecimento em informática necessário para o ensino. Sendo assim, cabe à própria escola fornecer ao aluno essas noções básicas, as quais devem ser ensinadas de maneira gradual. Os benefícios do aprendizado da informática serão refletidos nas demais disciplinas. É importante salientar que, além da utilização nas escolas, o conhecimento da informática também trará vantagens para a vida pessoal de cada individuo. No cotidiano, por exemplo, a informática se faz presente nas transações bancárias, nas atuais urnas eletrônicas e, principalmente, na seleção de candidatos a uma vaga de emprego. Foi comprovado através dos questionários que apesar do aluno possuir as ferramentas, o mesmo não tem o conhecimento necessário para utilizá-las.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectEscola Privadapt_BR
dc.subjectnformáticapt_BR
dc.titlePERFIL DO ENSINO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM BOTUCATU NO ANO DE 2008.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perfil do ensino da informatica nas... (141905).pdfTrabalho de Conclusão de Curso645,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.