Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1327
Título: O GÊNERO POEMA E A SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Autor(es): MORETTI, YASMIN
Orientador(es): Faria, Patricia Aparecida Gonçalves de
Palavras-chave: Poema;Habilidades Socioemocionais;Língua Portuguesa;BNCC
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As práticas pedagógicas nas escolas nem sempre cumprem, efetivamente, o ensino com vistas voltadas para a capacidade cognitiva e socioemocional, quando, na verdade, deveriam mesclar tais habilidades. Tal problemática acontece, porque as instituições focam em um ensino didático e não relevam a tamanha importância do desenvolvimento social e emocional. Embora existam competências gerais na BNCC visando o cumprimento das exigências, é necessário pensar em estratégias que sejam realmente eficazes para a obtenção de sucesso nesse quesito. Para tanto, o presente estudo analisou a contribuição do gênero poema para o ensino socioemocional presente em sala de aula, por meio de levantamento bibliográfico e um questionário a 19 alunos, do nono ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Prof. Antônio Guedes de Azevedo, em Bauru, São Paulo, objetivando certificar se, de maneira eficaz, o estímulo das habilidades socioemocionais é capaz de contribuir para o desenvolvimento e a formação dos educandos, proporcionando, então, o desenvolvimento de habilidades essenciais para a obtenção de melhores resultados no que tange o aprendizado, mas, também, com as situações adversas que acontecem nas escolas e refletem na vida. Para guiar nossas reflexões, baseamo-nos principalmente nos estudos das legislações educacionais juntamente com os estudos de Marcuschi (2003), Azevedo (1978), Brandão (2019) que serviu de apoio para a análise dos poemas de Florbela Espanca (1978).
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Letras Português/ Inglês - Licenciatura) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1327
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O GÊNERO POEMA E A SUA CONTRIBUIÇÃO.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica851,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.