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Título: O FUTSAL FEMININO NO PAÍS DO FUTEBOL: A VISÃO DOS PROFESSORES E DAS ALUNAS SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA DO FUTSAL DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(es): FERREIRA, DANIELLY DE SOUZA
Orientador(es): Brito, Matheus Belizário
Palavras-chave: Educação Física;Futsal Feminino;Gênero;Prática;Escola
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A questão de gênero no esporte sempre foi um tema muito discutido, principalmente quando se diz respeito a prática do esporte por mulheres. O Brasil, por mais que seja conhecido como o “país do futebol”, ainda sim, precisa se desenvolver em relação a visibilidade e investimento do esporte referentes a prática pelo gênero feminino. Mesmo com o baixo incentivo, meninas estão conquistando seu espaço em um ambiente machista e estereotipado. No ambiente escolar, o futsal é um esporte muito praticado, entretanto, este cenário não é diferente, tendo pesquisas apontado uma discrepância na prática do esporte entre meninos e meninas. Portanto, o objetivo do presente projeto foi averiguar através da perspectiva dos professores de Educação Física e de alunas de escolas públicas do município de Bauru e região, os motivos relacionados à prática(ou não) do Futsal por meninas neste ambiente. Através de uma perspectiva qualitativa, o projeto foi realizado com levantamento de dados entre professores de Educação Física e alunas por meio questionários com perguntas abertas. Neste sentido, para a análise de dados, foram criados subeixos e eixos de conteúdo para a discussão dos resultados, buscando entender os possíveis motivos deste paradigma instaurado durante as aulas de Futsal na escola ambiente escolar. Os resultados dos professores demonstram que existe a intenção e o objetivo de se trabalhar uma aula mais participativa, com meninos e meninas juntos, contudo, na prática isso alguns conceitos, preocupações e hábitos antigos dificultam essa participação. Já os resultadosdas alunas demonstraram que existe o conhecimento e o interesse pelo esporte por parte das meninas, entretanto, alguns conceitos pré-estabelecidos e a forma como o esporte é tratado dentro e fora do ambiente escolar afasta as mesmas da prática do futsal. Assim, conclui-se que tanto professores quanto alunas possuem informações e situações para a prática do futsal, porém, ainda deve-se avançar em meios didáticos e transformações de ideias sobre a participação do gênero feminino em esporte de forma geral dentro do ambiente escolar.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Educação Física) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1326
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