Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brito, Matheus Belizário | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, DANIELLY DE SOUZA | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T17:33:23Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06T17:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1326 | - |
dc.description | Monografia (Iniciação Científica em Educação Física) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | A questão de gênero no esporte sempre foi um tema muito discutido, principalmente quando se diz respeito a prática do esporte por mulheres. O Brasil, por mais que seja conhecido como o “país do futebol”, ainda sim, precisa se desenvolver em relação a visibilidade e investimento do esporte referentes a prática pelo gênero feminino. Mesmo com o baixo incentivo, meninas estão conquistando seu espaço em um ambiente machista e estereotipado. No ambiente escolar, o futsal é um esporte muito praticado, entretanto, este cenário não é diferente, tendo pesquisas apontado uma discrepância na prática do esporte entre meninos e meninas. Portanto, o objetivo do presente projeto foi averiguar através da perspectiva dos professores de Educação Física e de alunas de escolas públicas do município de Bauru e região, os motivos relacionados à prática(ou não) do Futsal por meninas neste ambiente. Através de uma perspectiva qualitativa, o projeto foi realizado com levantamento de dados entre professores de Educação Física e alunas por meio questionários com perguntas abertas. Neste sentido, para a análise de dados, foram criados subeixos e eixos de conteúdo para a discussão dos resultados, buscando entender os possíveis motivos deste paradigma instaurado durante as aulas de Futsal na escola ambiente escolar. Os resultados dos professores demonstram que existe a intenção e o objetivo de se trabalhar uma aula mais participativa, com meninos e meninas juntos, contudo, na prática isso alguns conceitos, preocupações e hábitos antigos dificultam essa participação. Já os resultadosdas alunas demonstraram que existe o conhecimento e o interesse pelo esporte por parte das meninas, entretanto, alguns conceitos pré-estabelecidos e a forma como o esporte é tratado dentro e fora do ambiente escolar afasta as mesmas da prática do futsal. Assim, conclui-se que tanto professores quanto alunas possuem informações e situações para a prática do futsal, porém, ainda deve-se avançar em meios didáticos e transformações de ideias sobre a participação do gênero feminino em esporte de forma geral dentro do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Futsal Feminino | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O FUTSAL FEMININO NO PAÍS DO FUTEBOL: A VISÃO DOS PROFESSORES E DAS ALUNAS SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA DO FUTSAL DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O FUTSAL FEMININO NO PAÍS DO FUTEBOL.pdf | Trabalho de Iniciação Cientifica | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.