Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Matheus Belizário-
dc.contributor.authorFERREIRA, DANIELLY DE SOUZA-
dc.date.accessioned2023-03-06T17:33:23Z-
dc.date.available2023-03-06T17:33:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1326-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Educação Física) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractA questão de gênero no esporte sempre foi um tema muito discutido, principalmente quando se diz respeito a prática do esporte por mulheres. O Brasil, por mais que seja conhecido como o “país do futebol”, ainda sim, precisa se desenvolver em relação a visibilidade e investimento do esporte referentes a prática pelo gênero feminino. Mesmo com o baixo incentivo, meninas estão conquistando seu espaço em um ambiente machista e estereotipado. No ambiente escolar, o futsal é um esporte muito praticado, entretanto, este cenário não é diferente, tendo pesquisas apontado uma discrepância na prática do esporte entre meninos e meninas. Portanto, o objetivo do presente projeto foi averiguar através da perspectiva dos professores de Educação Física e de alunas de escolas públicas do município de Bauru e região, os motivos relacionados à prática(ou não) do Futsal por meninas neste ambiente. Através de uma perspectiva qualitativa, o projeto foi realizado com levantamento de dados entre professores de Educação Física e alunas por meio questionários com perguntas abertas. Neste sentido, para a análise de dados, foram criados subeixos e eixos de conteúdo para a discussão dos resultados, buscando entender os possíveis motivos deste paradigma instaurado durante as aulas de Futsal na escola ambiente escolar. Os resultados dos professores demonstram que existe a intenção e o objetivo de se trabalhar uma aula mais participativa, com meninos e meninas juntos, contudo, na prática isso alguns conceitos, preocupações e hábitos antigos dificultam essa participação. Já os resultadosdas alunas demonstraram que existe o conhecimento e o interesse pelo esporte por parte das meninas, entretanto, alguns conceitos pré-estabelecidos e a forma como o esporte é tratado dentro e fora do ambiente escolar afasta as mesmas da prática do futsal. Assim, conclui-se que tanto professores quanto alunas possuem informações e situações para a prática do futsal, porém, ainda deve-se avançar em meios didáticos e transformações de ideias sobre a participação do gênero feminino em esporte de forma geral dentro do ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFutsal Femininopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO FUTSAL FEMININO NO PAÍS DO FUTEBOL: A VISÃO DOS PROFESSORES E DAS ALUNAS SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA PRÁTICA DO FUTSAL DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O FUTSAL FEMININO NO PAÍS DO FUTEBOL.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.