Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1260
Título: CYBERBULLYING E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL
Autor(es): LEITE, DÉBORA CRISTINA DE FREITAS
Orientador(es): Pedro, Ketilin Mayra
Oriani, Angélica Pall
Palavras-chave: Educação;Tecnologias Digitais;Competências Digitais
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O fenômeno do Bullying pode influenciar negativamente a vida da criança e do adolescente, causando grandes traumas e danos psicológicos à vítima, há que se destacar que a prática do Bullying não ocorre apenas no ambiente físico, mas também pode acontecer no ambiente virtual, na medida em que a internet e os recursos tecnológicos se tornam o principal canal de comunicação e entretenimento. Neste sentido, as instituições escolares podem desempenhar um papel preponderante no combate ao Cyberbullying, uma vez que o desenvolvimento de competências digitais, para uso adequado das tecnologias, pode coibir ações violentas que se configuram como o Cyberbullying. Com base nas informações apresentadas, julgamos relevante conhecer a produção científica nacional sobre a referida temática. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa consistiu em revisar as produções acadêmicas nacionais sobre Cyberbullying no contexto educacional. Para tanto, foram realizadas pesquisas nos seguintes bancos de dados: na Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da Capes. Para a realização das buscas os seguintes descritores foram utilizados “Cyberbullying AND Educação”. O levantamento resultou em um total de 25 produções acadêmicas. A leitura e análise das produções demonstrou que o estudo do Cyberbullying pode ser considerado recente, embora o fenômeno do Bullying seja relatado na literatura desde a década de 70. Com o avanço das TDIC e o uso excessivo das redes sociais, a literatura demonstra a necessidade emergente de desenvolver medidas para o desenvolvimento das competências digitais, para uma utilização crítica, produtiva e saudável das tecnologias, sobretudo nos ambientes escolares.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Pedagogia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1260
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CYBERBULLYING E EDUCAÇÃO.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica639,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.