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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro, Ketilin Mayra-
dc.contributor.advisorOriani, Angélica Pall-
dc.contributor.authorLEITE, DÉBORA CRISTINA DE FREITAS-
dc.date.accessioned2023-02-28T17:56:17Z-
dc.date.available2023-02-28T17:56:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1260-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Pedagogia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractO fenômeno do Bullying pode influenciar negativamente a vida da criança e do adolescente, causando grandes traumas e danos psicológicos à vítima, há que se destacar que a prática do Bullying não ocorre apenas no ambiente físico, mas também pode acontecer no ambiente virtual, na medida em que a internet e os recursos tecnológicos se tornam o principal canal de comunicação e entretenimento. Neste sentido, as instituições escolares podem desempenhar um papel preponderante no combate ao Cyberbullying, uma vez que o desenvolvimento de competências digitais, para uso adequado das tecnologias, pode coibir ações violentas que se configuram como o Cyberbullying. Com base nas informações apresentadas, julgamos relevante conhecer a produção científica nacional sobre a referida temática. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa consistiu em revisar as produções acadêmicas nacionais sobre Cyberbullying no contexto educacional. Para tanto, foram realizadas pesquisas nos seguintes bancos de dados: na Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da Capes. Para a realização das buscas os seguintes descritores foram utilizados “Cyberbullying AND Educação”. O levantamento resultou em um total de 25 produções acadêmicas. A leitura e análise das produções demonstrou que o estudo do Cyberbullying pode ser considerado recente, embora o fenômeno do Bullying seja relatado na literatura desde a década de 70. Com o avanço das TDIC e o uso excessivo das redes sociais, a literatura demonstra a necessidade emergente de desenvolver medidas para o desenvolvimento das competências digitais, para uma utilização crítica, produtiva e saudável das tecnologias, sobretudo nos ambientes escolares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectCompetências Digitaispt_BR
dc.titleCYBERBULLYING E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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