Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pedro, Ketilin Mayra | - |
dc.contributor.advisor | Oriani, Angélica Pall | - |
dc.contributor.author | LEITE, DÉBORA CRISTINA DE FREITAS | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T17:56:17Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T17:56:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1260 | - |
dc.description | Monografia (Iniciação Científica em Pedagogia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | O fenômeno do Bullying pode influenciar negativamente a vida da criança e do adolescente, causando grandes traumas e danos psicológicos à vítima, há que se destacar que a prática do Bullying não ocorre apenas no ambiente físico, mas também pode acontecer no ambiente virtual, na medida em que a internet e os recursos tecnológicos se tornam o principal canal de comunicação e entretenimento. Neste sentido, as instituições escolares podem desempenhar um papel preponderante no combate ao Cyberbullying, uma vez que o desenvolvimento de competências digitais, para uso adequado das tecnologias, pode coibir ações violentas que se configuram como o Cyberbullying. Com base nas informações apresentadas, julgamos relevante conhecer a produção científica nacional sobre a referida temática. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa consistiu em revisar as produções acadêmicas nacionais sobre Cyberbullying no contexto educacional. Para tanto, foram realizadas pesquisas nos seguintes bancos de dados: na Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da Capes. Para a realização das buscas os seguintes descritores foram utilizados “Cyberbullying AND Educação”. O levantamento resultou em um total de 25 produções acadêmicas. A leitura e análise das produções demonstrou que o estudo do Cyberbullying pode ser considerado recente, embora o fenômeno do Bullying seja relatado na literatura desde a década de 70. Com o avanço das TDIC e o uso excessivo das redes sociais, a literatura demonstra a necessidade emergente de desenvolver medidas para o desenvolvimento das competências digitais, para uma utilização crítica, produtiva e saudável das tecnologias, sobretudo nos ambientes escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Competências Digitais | pt_BR |
dc.title | CYBERBULLYING E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CYBERBULLYING E EDUCAÇÃO.pdf | Trabalho de Iniciação Cientifica | 639,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.