Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1241
Título: CAMINHABILIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR: ESTUDO DE CASO NA AVENIDA DUQUE DE CAXIAS, BAURU/SP
Autor(es): ZAVAN, LETICIA GOMES
Orientador(es): Gulinelli, Érica Lemos
Carvalho, Tatiana Ribeiro de
Palavras-chave: Caminhabilidade;Mobilidade Urbana;Método Walkthrough
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A mobilidade urbana, então, é um fator estruturante para o desenvolvimento das cidades. A caminhabilidade surge para qualificar os espaços urbanos de acordo com as necessidades dos pedestres, priorizando deslocamento a pé das pessoas na cidade e buscando a promoção de ambientes mais saudáveis e acessíveis. O pedestre é o elemento chave para a vitalidade urbana, pois é a partir dele e de seu movimento – o caminhar – que as vivências espaciais e relações sociais acontecem, permitindo a apropriação do espaço construído e uma observação detalhada da paisagem urbana por parte do indivíduo. Perante isso, essa pesquisa tem por finalidade analisar a mobilidade urbana como elemento estruturador das cidades, por meio de análise crítica de um estudo de caso na cidade de Bauru-SP, na Avenida Duque de Caxias. Para isso, a metodologia adotada inclui diferentes materiais e métodos: pesquisa bibliográfica e levantamento documental, estudo de caso e produção de mapas de análise e consultas a legislações (municipais, estaduais e federal) a respeito da caminhabilidade e mobilidade. Além disto, o estudo de campo será guiado pelo método walkthrough. Resultados: colaborar com os estudos sobre caminhabilidade e mobilidade urbana, indicando possíveis diretrizes para melhorar a caminhabilidade da avenida analisada.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1241
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMINHABILIDADE COMO ELEMENTO ESTRUTURADOR.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.