Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1203
Título: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA TUPI NAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Autor(es): ANTONIO, LUCAS TACONI
Orientador(es): Junior, Antônio Walter Ribeiro de Barros
Palavras-chave: Língua tupi;São Paulo;variação linguística;formação histórica;léxico
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as influências da língua tupi na formação das variações linguísticas do interior do estado de São Paulo. Para tanto, foi feita uma investigação bibliográfico sobre o processo histórico pelo qual passou a língua portuguesa no Brasil, destacando o papel do tupi nessa formação. Levando em consideração o protagonismo dos bandeirantes na expansão e popularização do tupi, se pretende questionar o quão forte são as influências que essa língua exerce até hoje no sotaque e no léxico do interior paulista. Também foi analisado as consequêcias do processo de sistematização e instrumentalização da língua tupi elaborada pelos padres jesuítas tendo em vista seus objetivos catequéticos, mas que colaboraram para consolidação da preferência em se utilizar a língua nativa ao em vez da européia por parte dos habitantes da colônia. Foram reunidos dados de pesquisas que representam a situação atual de fala das populações da região estudada e se prosseguirão análises sintáticas, morfológicas e lexicais com o intuito de identificar as raízes indígenas desse vocabulário. Espera-se que, com esse trabalho, se diminua o distanciamento em que se encontram, muitas vezes, os habitantes de São Paulo em relação aos povos indígenas brasileiros, mostrando o quão próximas são as heranças culturais paulistas advindas da matriz tupi.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1203
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA TUPI NAS VARIAÇÕES.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica878,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.