Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1201
Título: A IMAGEM NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO DAS FOTOGRAFIAS PUBLICITÁRIAS VEICULADAS NAS EMBALAGENS DE CIGARROS
Autor(es): CASSINI, DRIEL HENRIQUE FRANCISCO
Orientador(es): Franzon, Érica Cristina de Souza
Palavras-chave: Anúncios;Campanhas;Fotografia Publicitária;Imagem;Tabagismo
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo analisou texto e imagem de anúncios veiculados no verso das embalagens de cigarro, cuja intenção é alertar o público sobre os efeitos nocivos do tabaco. Inicialmente, a investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente os conceitos relativos ao tema, de forma que aprofundou discussão sobre o papel da imagem e da fotografia na Publicidade, os elementos da linguagem fotográfica e a relação texto e imagem no anúncio publicitário. O estudo fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e na análise das imagens traçando uma análise descritiva e interpretativa de duas campanhas veiculadas nas embalagens de 2009 e em 2018, por meio seis categorias e de dois eixos analíticos: textual e visual. Após o consumo do produto ser considerado uma “pandemia do tabaco”, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde passaram a veicular campanhas de alerta nas embalagens. Tais campanhas antitabagistas, iniciadas em 2001, mostram a imagem publicitária, representada pela fotografia, combinada com textos, para informar sobre as doenças ocasionadas pelo fumo. Para que a compreensão dos efeitos da imagem fosse mais bem compreendida, o estudo contou com uma pesquisa de campo em caráter qualitativo e quantitativo por meio de um questionário realizado e aplicado a fumantes maiores de 18 anos. Com os dados obtidos, o estudo identificou padrões de comportamento inconscientes nos fumantes ao se depararem com as imagens presentes nos maços de cigarro, trazendo uma maior compreensão dos efeitos das campanhas nos fumantes e, de que modo, texto e imagem afetam esse público.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1201
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A IMAGEM NA PUBLICIDADE.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.