Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1115
Título: PREDOMINÂNCIA DAS ANOMALIAS PRESENTES NOS PACIENTES ATENDIDOS SOB ANESTESIA GERAL EM AMBIENTE HOSPITALAR – PAIPE – UNISAGRADO.
Autor(es): GERONUTTE, LETÍCIA
Orientador(es): Marta, Sara Nader
Palavras-chave: Pessoa com deficiência;Anestesia Geral;Tratamento Odontológico
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No atendimento odontológico hospitalar, o paciente é visto como um todo, pois é necessária uma equipe multidisciplinar para que se conclua um procedimento seguro que ajude e proteja esse paciente para melhorar sua qualidade de vida relacionando a saúde bucal com o bem-estar diário. Pessoas com necessidades especiais (PNE) podem apresentar uma maior dificuldade na mastigação, na higienização, além de limitações que aumentam os riscos para doenças bucais. Levando em consideração a fragilidade na saúde dos PNE qualquer inflamação/infecção bucal que por ventura acabar atacando o sistema estomatognático pode acarretar riscos e problemas graves no quadro geral de saúde desse paciente. Este estudo teve por finalidade avaliar o tipo de deficiência presente nos pacientes atendidos no programa de assistência integral ao paciente especial – (PAIPE – UNISAGRADO) em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Para isso foram analisados 98 prontuários dos pacientes atendidos no período de 2013 a 2019. Os resultados mostraram que dos pacientes atendimentos, foram do sexo masculino, na faixa etária de 21 a 30 anos de idad, sendo a Paralisia Cerebral a deficiência mais frequente (25,51%) seguida de Deficiência Mental (20,40%) e Transtorno do Espectro Autista (13,26%). Concluiu-se que há necessidade de implementar medidas de prevenção para pessoas com deficiência, em especial, adultos jovens do sexo masculino para a melhoria da qualidade de vida desta comunidade; além de aumentar a rede de atendimento hospitalar para essa população.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1115
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREDOMINÂNCIA DAS ANOMALIAS PRESENTES NOS PACIENTES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso637,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.