Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1105
Título: INFECÇÃO PELO PAPILOMA VÍRUS HUMANO: O QUE O CIRURGIÃO DENTISTA PRECISA SABER?
Autor(es): MAZAROTO, GLENDA CAROLINE CAMACHO
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Palavras-chave: Papiloma vírus humano;HPV;Lesões bucais;Infecção sexualmente transmissível
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O HPV (Papiloma Vírus Humano), é um vírus que infecta a pele e mucosa, podendo se manifestar através de verrugas ou lesões. Além das regiões genitais, as lesões podem ser encontradas mais frequentemente na cavidade bucal. Pode ser transmitido por via sexual ou por contato direto através da pele ou mucosa infectada. Atualmente, a infecção sexualmente transmissível (IST) com mais números de casos é o HPV. Neste contexto, é considerado relevante o cirurgião-dentista conhecer aspectos etiológicos, diagnóstico, prevenção e conduta da infecção pelo HPV, justificando a realização deste trabalho. São apontados cerca de 200 tipos de HPV, sendo que uma mesma pessoa pode ser infectada por mais de um tipo viral. São divididos em baixo ou alto risco oncogênico. Quando de alto risco, o tempo médio entre a infecção e o desenvolvimento do câncer tem sido de 10 a 20 anos, podendo variar dependendo de características individuais e alguns fatores predisponentes como: deficiências imunológicas, tabagismo, uso de medicamentos imunossupressores e desnutrição. O período de latência pela infecção pode variar de meses a anos. Porém, na grande maioria dos seres humanos, ele não produz manifestação clínica ou subclínica. As lesões bucais associadas ao HPV são: papiloma escamoso, condiloma, verruga e carcinomas. Os métodos de diagnóstico de HPV são através de biópsia, exame clínico, captura híbrida, hibridização do DNA e o método mais amplamente utilizado, o PCR. Alguns tipos de HPV são oncogênicos e podem resultar em lesões bucais e genitais malignas, razão a qual vacinas contra o HPV foram desenvolvidas. Ao final deste trabalho, foi observado que o HPV é o vírus sexualmente transmissível com mais incidência de casos por ser muito contagioso e silencioso, o que favorece a transmissão. É fundamental realizar a exérese da lesão bucal e após o diagnóstico de papiloma escamoso, encaminhar para um infectologista. Cabe também ao dentista, orientar sobre a transmissão, capacidade de malignização e a prevenção da infecção deste vírus através da vacinação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1105
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFECÇÃO PELO PAPILOMA VÍRUS HUMANO O QUE O CIRURGIÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso394,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.