Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1102
Título: VEGANISMO NA ODONTOLOGIA
Autor(es): SANTOS, GABRIELA MICHELLI FERREIRA
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Palavras-chave: Veganismo;Odontologia;Materiais odontológicos;Animais
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O veganismo é uma filosofia que tem sido bastante preconizada no mundo contemporâneo, diante da conscientização cada vez mais frequente sobre a repercussão que o consumo ou uso do animal para beneficiar o ser humano desencadeia no planeta onde habitamos. A prática do uso do animal tem implicações importantes atingindo desde a saúde ou bem estar do ser humano até mesmo ao aquecimento global. A proposta deste trabalho foi informar conceitos sobre o veganismo e investigar a existência de produtos de origem animal e alternativas no tratamento odontológico para pacientes veganos. Este estudo foi realizado através de uma revisão de literatura narrativa. As fontes de texto foram obtidas por meio de consulta básica em sites, livros e também em bases internacionais como: PubMed (National Center for Biotechnology Information), Google Scholar, banco de teses e dissertações da CAPES, SCIELO (Scientific Eletronic Library Online). As palavras-chave utilizadas na busca foram: “veganismo” (“veganism”); “odontologia” (“dentistry”); “materiais odontológicos” (“dental materials”); em associação com o operador boleado “E” (“AND”). A partir deste trabalho pode ser concluído que pouco se discute o veganismo na odontologia. O mercado vegano não se mostrou preparado ou estimulado ao perfil vegano ainda, entretanto num futuro recente pode ser que a odontologia tenha que investir mais dentro deste contexto. É interessante o cirurgião-dentista conhecer a filosofia vegana e conhecer o perfil do seu paciente para oferecer o tratamento mais adequado a este.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1102
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VEGANISMO NA ODONTOLOGIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso553,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.