Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro, Ketilin Mayra-
dc.contributor.authorSCHIASSI, AMANDA DEL COL-
dc.date.accessioned2022-04-08T22:51:45Z-
dc.date.available2022-04-08T22:51:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/106-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica do curso de Pedagogia apresentada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Universitário Sagrado Coração, sob a orientação da Profª Drª Ketilin Mayra Pedro.pt_BR
dc.description.abstractÉ por meio do processamento da internet que é possível pesquisar e aprender de maneira autônoma, nesse cenário, existe um processo constante de mudanças por conta da circulação e manipulação das informações. A cultura digital e o ciberespaço podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de competências digitais para fazer o uso crítico e produtivo das tecnologias digitais. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar o perfil de pesquisa na internet de estudantes do ensino médio. Especificamente objetivamos: identificar como os estudantes realizam pesquisas na internet; categorizar o perfil de pesquisa desses estudantes; compreender as competências digitais, relacionadas ao tratamento da informação. Participaram da pesquisa 164 estudantes do ensino médio por meio de um questionário online sobre hábitos de pesquisa na internet. Os estudantes que aqui participaram, são jovens de classe média e na faixa etária dos 15 aos 17 anos, que nasceram e vivem num contexto o qual a internet e a tecnologia já fazem parte da vida cotidiana deles. A partir dos resultados, observamos que os estudantes utilizavam a internet como fonte primária para busca de informações, demonstravam preferência pelo uso de smartphones e buscavam por conteúdos interativos como vídeos. Em relação aos hábitos de pesquisa, as competências envolvendo o tratamento da informação, segurança na internet e uso responsável da tecnologia como meio de comunicação, foi possível assegurar que a maioria dos participantes não possuíam essas competências bem consolidadas, evidenciando perfis ativos/passivos na realização de pesquisas na internet. Concluímos que as competências digitais, tanto relacionadas ao tratamento da informação, quanto à segurança digital e capacidade de comunicação desses jovens, ainda passam por um processo de transformação de um perfil passivo para ativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectSociedade da Informaçãopt_BR
dc.subjectTratamento da Informaçãopt_BR
dc.subjectPesquisas na Internetpt_BR
dc.subjectCompetências Digitaispt_BR
dc.titleCOMPETÊNCIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE PESQUISA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE PESQUISA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOIniciação Cientifica547,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.