Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArruda, Glória Lucía Rodríguez Correia de-
dc.contributor.authorMORACO, ELOISA FABRO-
dc.date.accessioned2023-01-31T11:38:29Z-
dc.date.available2023-01-31T11:38:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1056-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractAprender é um processo complexo que apresenta bloqueios e inibições em todos os seres humanos. A educação especial nasceu para diminuir a segregação que existia na educação, realizando a inclusão dos que antes eram chamados de excepcionais. A informação, desde os primórdios da civilização, é a matéria prima do processo de desenvolvimento do homem e das nações. A biblioteca é uma instituição que agrupa e proporciona o acesso aos registros do conhecimento e das ideias do ser humano. É o espaço privilegiado do desenvolvimento das práticas leitoras, e através do encontro do indivíduo com o livro forma-se o leitor crítico, contribuindo para o florescimento da cidadania. Neste trabalho de conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo, apresenta- se a proposta projetual de uma biblioteca preparada para atender crianças em fase de alfabetização e pessoas que possuem alguma deficiência intelectual, oferecendo atividades ao ar livre. Metodologicamente, o presente trabalho se baseia na fundamentação teórica, análise de obras correlatas, elaboração de mapas de análise do local e seu entorno, análise de entidades educacionais e culturais na cidade de Dois Córregos e visita técnica na APAE do município. Para o desenvolvimento projetual arquitetônico da Biblioteca Inclusiva na cidade de Dois Córregos, foi realizado o retrofit de um edifício construído na década de 70 e, que atualmente se encontra sem uso. O objetivo desse trabalho foi dar um novo uso ao edifício, com pequenas modificações necessárias para adaptar a construção existente ao projeto proposto - uma biblioteca voltada para a alfabetização e deficiência intelectual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectBiblioteca Inclusivapt_BR
dc.subjectNeuroarquiteturapt_BR
dc.subjectRetrofitpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectMunicípio de Dois Córregospt_BR
dc.titleTRANSFORMANDO OLHARES: A NEUROARQUITETURA APLICADA NA BIBLIOTECA INCLUSIVA ‘’JOÃO BANDICIOLI’’ VOLTADA PARA ALFABETIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.