Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/573
Título: IDENTIFICAÇÃO CLÍNICA DE FATORES ETIOLÓGICOS DAS RECESSÕES GENGIVAIS
Autor(es): TAVANO, GILLIVAN JOSÉ
Orientador(es): Saraiva, Patrícia Pinto
Palavras-chave: Recessão gengiva;Etiologia;Exposição radicular
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A condição de recessão gengival é identificada pela migração apical da margem gengival em relação à junção cemento-esmalte. A identificação da influência do fator etiológico é extremamente importante para que o fator causal seja removido e o tratamento possa ser realizado com segurança, reduzindo a recorrência de uma provável recessão. Nosso objetivo foi identificar as possíveis causas etiológicas relacionadas ao desenvolvimento de recessões gengivais, em pacientes portadores desta condição. Foram examinados 80 pacientes com recessão gengival. Nesses pacientes, um exame clínico foi realizado para verificar as dimensões da recessão, e também pode identificar as causas relacionadas à sua evolução clínica. Outros possíveis fatores foram avaliados através de um questionário de fatores de saúde e de análise comportamental. O número de dentes avaliados foi de 955, sendo que 277 dentes apresentaram recessão gengival maior ou igual a 1mm. O índice de placa e o índice gengival não mostraram correlação positiva com o desenvolvimento das recessões. Todos os demais fatores analisados estiveram presentes nos pacientes examinados, de forma não predominante, o que ressaltou a condição da recessão gengival como sendo multifatorial, indicando a necessidade de exames cuidadosos que identifiquem as prováveis causas e possibilite sua correção a fim de evitar ou paralisar o desenvolvimento das recessões gengivais.
Descrição: A condição de recessão gengival é identificada pela migração apical da margem gengival em relação à junção cemento-esmalte. A identificação da influência do fator etiológico é extremamente importante para que o fator causal seja removido e o tratamento possa ser realizado com segurança, reduzindo a recorrência de uma provável recessão. Nosso objetivo foi identificar as possíveis causas etiológicas relacionadas ao desenvolvimento de recessões gengivais, em pacientes portadores desta condição. Foram examinados 80 pacientes com recessão gengival. Nesses pacientes, um exame clínico foi realizado para verificar as dimensões da recessão, e também pode identificar as causas relacionadas à sua evolução clínica. Outros possíveis fatores foram avaliados através de um questionário de fatores de saúde e de análise comportamental. O número de dentes avaliados foi de 955, sendo que 277 dentes apresentaram recessão gengival maior ou igual a 1mm. O índice de placa e o índice gengival não mostraram correlação positiva com o desenvolvimento das recessões. Todos os demais fatores analisados estiveram presentes nos pacientes examinados, de forma não predominante, o que ressaltou a condição da recessão gengival como sendo multifatorial, indicando a necessidade de exames cuidadosos que identifiquem as prováveis causas e possibilite sua correção a fim de evitar ou paralisar o desenvolvimento das recessões gengivais.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/573
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificacao clinica de fatores etiologicos das recessoes... (170500).pdfTrabalho de Conclusão de Curso893,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.