Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/492
Título: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DIRECIONAMENTOS PARA PSICOLOGIA ESCOLAR
Autor(es): SANTOS, GEOVANA MARCIANO DOS
Orientador(es): Ottoni, Ana Carla Vieira
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;Educação;Neurodiversidade;Inclusão;Escola
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento descrita por características como dificuldades na comunicação social e interesses, assuntos ou comportamentos restritos e repetitivos. Adultos autistas, especialmente com nível de suporte 1, fundaram um movimento social político chamado Neurodiversidade, devido à frequente exclusão da participação de discussões pautadas em temáticas relacionadas às suas vidas, como trabalho, sexualidade e educação. Nesta perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo descrever, a partir dos relatos de adultos diagnosticados com TEA/SA, como ocorreram seus respectivos processos de escolarização e identificar sugestões de como educadores e mediadores podem promover melhorias no processo de inclusão educacional. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, foi realizada com cinco adultos diagnosticados com TEA/SA, utilizando uma entrevista dirigida a partir de um roteiro semi-estruturado, no qual foram questionados sobre suas experiências escolares. Após a análise destes dados, por meio da Análise de Conteúdos, foi identificado que os participantes não tiveram o direito à inclusão garantido devido ao diagnóstico tardio, exigindo destes o processo de integração, ou seja, a responsabilidade de se adaptar ao meio sem nenhum tipo de suporte. Também foram levantadas discussões sobre gênero, e a falta de informação dos professores sobre TEA/SA enquanto fator de risco para identificação precoce. Possíveis sugestões de melhoria no processo educativo, que podem ser utilizadas pelo psicólogo escolar educacional em seu trabalho, envolvem capacitação de professores para identificação do autismo, mudança de suas ações cotidianas frente ao manejo das adaptações pedagógicas e sociais com este público, intervenção com familiares e investimento em políticas públicas específicas. Indica-se a necessidade de novos estudos sobre a temática discutida, com outros níveis de suporte do espectro e métodos científicos variados.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica Voluntária, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), curso de graduação em Psicologia, orientação da Prof.ᵃ M.ᵃ Ana Carla Vieira Ottoni.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/492
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE PESSOAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso618,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.