Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/364
Título: LESÃO RENAL AGUDA EM PACIENTES COM COVID-19 ATENDIDOS EM UMA UTI DO INTERIOR PAULISTA
Autor(es): ATHANAZIO, JHENNIFER
Orientador(es): Saranholi, Taís Lopes
Palavras-chave: Covid-19;Incidência;Lesão renal aguda;Mortalidade;Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: O vírus SARS-CoV2 tem acometido milhões de pessoas em todo o mundo. Sua alta transmissibilidade tem preocupado pesquisadores e profissionais da saúde, principalmente por sua grande quantidade de sinais e sintomas. Um dos sintomas mais graves é a Lesão Renal Aguda, diagnosticada em inúmeros pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Objetivos: Identificar a incidência, mortalidade e possíveis preditores para o acometimento do sistema renal pelo vírus. Metodologia: Realizado um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, por meio do sistema de prontuário eletrônico, de pacientes atendidos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Estadual de Bauru. Resultados: Dos 243 pacientes internados nas UTI COVID, nos meses de junho a agosto de 2020, 34% foram submetidos à hemodiálise, devido ao agravo da doença. Destes pacientes, 41 eram do sexo feminino e 42 do sexo masculino, com idade média de 67 anos. As comorbidades mais comuns entre esses pacientes eram a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e obesidade. Esse estudo apresentou uma alta mortalidade dos pacientes (92,77%). Considerações finais: Foi possível identificar o perfil e a mortalidade dos pacientes que necessitaram de hemodiálise, no período de internação por COVID-19.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Enfermagem – Centro Universitário Sagrado Coração. Orientação: Prof.ª Mª. Taís Lopes Saranholi.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/364
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LESÃO RENAL AGUDA EM PACIENTES COM COVID-19 ATENDIDOS EM UMA UTI DO INTERIOR PAULISTATrabalho de Conclusão de Curso833,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.