Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/204
Título: “O USO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE MOLDAGEM PARA OBTENÇÃO DA PRÓTESE TOTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”
Autor(es): BUSCARIOLO, VANESSA MACHADO
Orientador(es): Júnior, Joel Ferreira Santiago
Palavras-chave: Prótese dentária;Revisão sistemática;Materiais para Moldagem Odontológica;Técnica de Moldagem Odontológica;Prótese total
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No Brasil ainda há um elevado índice de pacientes edêntulos e que necessitam de reabilitações com próteses totais. Os estudos clínicos não são totalmente concordantes sobre um protocolo de indicação para tipos de técnicas para moldagem e se há uma efetividade superior de alguma técnica quando comparada a outra. Assim, há necessidade de um protocolo clínico para indicação de diferentes técnicas de moldagem. Portanto, este projeto teve como finalidade conduzir uma revisão sistemática com metanálise (modelo Cochrane; PRISMA e PROSPERO: CRD42021244736) a fim de estudar os dados clínicos de diferentes técnicas empregadas para moldagem de pacientes em Prótese total. As bases de dados PubMed/Medline, Cochrane Collaboration, Web of Science e SciELO foram analisadas utilizando unitermos relacionados: ``Complete denture``; ``Impression techniques``; `` material, dental impression``. De uma amostra inicial de 2.167 trabalhos, 12 estudos RCT foram selecionados os quais compararam as diferentes técnicas de moldagem. Os dados coletados foram tabulados e organizados qualitativamente e quantitativamente utilizando o software: Comprehensive Meta-Analysis. O nível de significância considerado foi de p<0.05. Os principais resultados quantitativos indicaram que em 6 desses estudos, comparando o número de consultas controle para obtenção de uma prótese total entre os métodos convencional (131 próteses totais) vs. o método simplificado (com 136 próteses totais), não houve diferença significativa entre os grupos, P=0,794. Em outros 5 artigos, comparando 134 próteses convencionais vs. 144 próteses obtidas pelo método simplificado, a qualidade de vida foi mensurada, indicando que também não houve diferença significativa entre os grupos comparados, P=0,680. Diante desses dados, pode – se afirmar que diferentes métodos clínicos podem ser viáveis para obtenção da prótese total, especificamente, comparando métodos de moldagem convencional vs. simplificado. Portanto, quando bem utilizado, técnicas simplificadas de confecção de prótese total podem ser úteis, uma vez que reduzem o tempo de tratamento e custo financeiro, sem prejuízos para qualidade de vida do paciente.
Descrição: Monografia de iniciação científica do curso de Odontologia apresenta a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisagrado, sob orientação do Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Júnior.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/204
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de diferentes técnicas de moldagem.pdfIniciação Cientifica1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.