Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/193
Título: O JORNAL “A FAMILIA” EM FOCO: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS, IDEALIZAÇÕES E REIVINDICAÇÕES
Autor(es): HIRATUKA, RAFAEL KENJI
Orientador(es): Feitosa, ourdes Madalena Gazarini Conde
Palavras-chave: periódico;mulheres;educação;participação política e família moderna
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Na pesquisa realizada, foi trabalhado o tema da participação de mulheres das elites do sudeste brasileiro no campo social e familiar no final do século XIX, sob o olhar do jornal “A Familia - Jornal Litterario dedicado a educação da mãe de família”, produzido e publicado por Josefina Alvarez de Azevedo entre novembro de 1888 a outubro de 1894. Este período caracteriza-se pela transição política e pelo avanço de novas estruturas econômicas configuradas pelo crescimento urbano-industrial que alterava as relações sociais, bem como pelo crescimento da imprensa e de seu papel informativo e educativo. O objetivo foi analisar a produção literária de Josefina Alvarez de Azevedo no mencionado periódico e as particularidades de suas matérias em relação ao modo de vida projetado às mulheres, em particular para as mais abastadas. A abordagem metodológica usada foi qualitativa, de procedimento documental e de discussão historiográfica. Durante as análises, foi observado que o comportamento e a inserção do lugar da mulher na sociedade apontados por Josephina estavam alinhados com as transformações em curso no Brasil e inspiradas em novos exemplos de atuação feminina advindos do velho mundo. A autora realçava o valor da educação e da emancipação da mulher por meio de uma participação ativa no campo social. Para isso, defendia a importância de uma família moderna, da qual o seu jornal colocava-se como representante, e estimulava as mulheres a se engajarem na luta pela liberdade de expressão, de educação, participação política e contra o fardo da “servidão” e das “ultrajantes inferioridades”. Deste modo, por meio desta pesquisa foi possível analisar o espaço político e social que ambientava o jornal e identificar as variadas demandas, reivindicações e discussões postas por este grupo de mulheres representadas na figura de Josefina Alvarez de Azevedo, e identificar as complexas discussões postas sobre as relações de gênero. Em uma polifonia de discursos que se punha no final do oitocentos, entendemos a escrita, produção e circulação do Jornal “A Familia” em uma perspectiva político/educativa ao se dirigir às mulheres e homens abastados e lhes propor caminhos e atuações diversas nos espaços familiar e social.
Descrição: Monografia do PIBIV, vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária, apresentada por Rafael Kenji Hiratuka à Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO - Bauru/SP. Orientação: Prof.ª Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/193
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O JORNAL A FAMILIA EM FOCO.pdfIniciação Cientifica811,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.