Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Netto, Tatiana de Cássia Ramos | - |
dc.contributor.author | MIMOSO, ISADORA MARTINI | - |
dc.contributor.author | MAIA, TÂNIA CARNEIRO | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T17:28:34Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T17:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1359 | - |
dc.description | Monografia (Iniciação Científica em Psicologia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | A depressão é uma das doenças que mais tem provocado sofrimento e afetado a qualidade de vida e de relações interpessoais dos indivíduos, essa realidade é muito encontrada no contexto da universidade. Considerando que as inter-relações sociais estão diretamente ligadas ao desenvolvimento e à funcionalidade das habilidades sociais, o repertório é destacado como um fator de proteção para a não manifestação de sintomas depressivos. Dessa forma a pesquisa apresenta um caráter quantitativo (utilizando-se de materiais comparativos bibliográficos e do software SPSS) e buscou investigar como as habilidades sociais e os sintomas depressivos se correlacionam em universitários, através de um levantamento de dados composto pela aplicação de um inventário de habilidades sociais (IHS-Del-Prette) e a aplicação da Escala Baptista de Depressão – Versão Adulto (EBADEP-A) em noventa e seis universitários matriculados em uma Instituição Privada de Nível Superior localizada no interior do Estado de São Paulo que estavam cursando Psicologia, sendo cinquenta e dois participantes do primeiro ano e quarenta e quatro do quinto ano da graduação. É importante ressaltar que a pesquisa levou em consideração todos os protocolos de proteção contra a contaminação de COVID-19. A análise estatística foi realizada através teste não-paramétrico de Mann-Whitney de amostras pareadas para comparar os valores obtidos nas avaliações. Os dados foram analisados pelo Software IBM® SPSS® Statistics Version 25, considerando p ≤ 0,05 como validez significativa. Como principais resultados foram destacados que tanto o primeiro ano quanto o quinto, em sua maioria, não apresentaram nenhuma sintomatologia depressiva, já em relação às habilidades sociais, o primeiro ano apresentou baixo repertório social em todas as categorias (escore geral, conversação assertiva, desenvoltura social, abordagem afetivo-sexual, expressão de sentimento positivo e autocontrole/enfrentamento), enquanto o quinto apresentou repertório variado. Quando correlacionadas as variantes, foi obtido o resultado de que apenas o escore geral de habilidades sociais, a desenvoltura social e a expressão de sentimento positivo foram estatisticamente relevantes aos sintomas depressivos. A partir disso conclui-se que a pesquisa é passível de replicabilidade e continuação das discussões trazidas visto que os assuntos de habilidades sociais e sintomas depressivos em universitários devem sempre estar em pauta em busca de intervenções e melhorias. Assim, compreende-se a importância de programas de prevenção de saúde mental e ampliação de repertório de habilidades sociais no ambiente universitário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Sintomas depressivo | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.title | REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS E SINTOMAS.pdf | Trabalho de Iniciação Cientifica | 873,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.