Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/135
Título: EFEITOS DO TREINAMENTO MULTICOMPONENTE ASSOCIADO AO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON FRÁGEIS E PRÉ-FRÁGEIS: REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): PIERAZZO, GABRIELE DA DALTO
Orientador(es): Marques, Nise Ribeiro
Palavras-chave: Doença de Parkinson;Fisioterapia;Testes de Função Respiratória;Músculos Respiratórios;Fragilidade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Introdução: Indivíduos com Doença de Parkinson (DP) apresentam diversos comprometimentos respiratórios, comprometendo a qualidade de vida. Assim, sugere-se a inserção desses indivíduos em programas de treinamentos multicomponente e muscular inspiratório (TMI) a fim de melhorar o prognóstico da DP e permitir mudanças nos estágios da fragilidade. Objetivo: verificar por meio de revisão de literatura os efeitos do treinamento multicomponente associado ao TMI na função respiratória em indivíduos com DP frágeis e pré-frágeis. Métodos: Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados ensaios clínicos randomizados controlados, publicados entre 2010 e 2021. A busca envolveu as bases de dados LILACS, SciELO, MedLine/PubMed e PEDro. Para isso foram utilizados os seguintes descritores: “Fisioterapia, Doença de Parkinson, Músculos Respiratórios, Testes de Função Respiratória, Exercícios Respiratórios, Treinamento Muscular Inspiratório, Fragilidade” e seus correspondentes na língua inglesa “Physiotherapy, Parkinson Disease, Respiratory Muscles, Respiratory Function Tests, Breathing Exercises, Inspiratory Muscle Training, Frailty”, bem como os operadores boleanos AND, OR e NOT com base nos descritores em Ciências da Saúde. Os artigos identificados pela estratégia de busca foram avaliados, de forma independente, obedecendo rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A busca eletrônica resultou em um total de 114 referências recuperadas, das quais 110 foram excluídas, por não serem consideradas pertinentes ao tema e 04 estavam aptas à revisão. Conclusão: Com base nas fontes científicas, conclui-se que o treinamento muscular respiratório inspiratório e expiratório supervisionado ou domiciliar é específico para ganho de força musculares inspiratória e expiratória, respectivamente, em indivíduos com DP sem a fragilidade associada.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentada ao Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), sob orientação da Profa. Dra. Bruna Varanda Pessoa Santos e Coorientação da Profa. Dra. Nise Ribeiro Marques.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/135
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITOS DO TREINAMENTO MULTICOMPONENTE.pdfIniciação Cientifica675,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.